por PASCOM / Paróquia São Vicente de Paulo

Pertencente a Arquidiocese de Belém a Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro do Paar, no município de Ananindeua (PA), organizou uma peregrinação especial, no período de 15 a 22 de julho, para visitar alguns dos principais santuários brasileiros e celebrar seu Jubileu de Pérola – 30 anos de Fundação.

A jornada espiritual atravessou três estados brasileiros Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro proporcionando aos fiéis uma experiência única de fé e devoção, fazendo com que os peregrinos pudessem reforçar os laços de comunidade e espiritualidade.

A peregrinação começou no estado de Goiás, considerado um local de profunda tradição católica. A primeira parada foi no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. Este santuário é conhecido como um dos principais destinos de peregrinação do Brasil, atraindo milhões de devotos anualmente. Durante a visita, os fiéis participaram da missa, e do programa “Boa Noite Meu Pai” na Tv Pai Eterno. Além de Trindade, o grupo visitou a cidade de Caldas Novas, aproveitando para conhecer o Parque Aquático Lagoa.

No Rio de Janeiro os peregrinos puderam visitar o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Esta visita foi um dos momentos mais emocionantes da jornada. A imagem do Cristo de braços abertos, no alto do Corcovado, abençoando a cidade, proporcionou uma experiência espiritual profunda. Os fiéis aproveitaram para rezar e meditar, sentindo a presença divina naquele local icônico. A vista panorâmica do Rio de Janeiro também proporcionou uma conexão mais profunda com a criação divina. Aproveitando a oportunidade de estarem no estado carioca, o grupo aproveitou para conhecer as praias paradisíacas em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, a 165 km do Rio de Janeiro, que tem a fama de ser o ‘Caribe Brasileiro’ pelo seu mar transparente e incrivelmente azul, propício ao mergulho.

A etapa final da peregrinação foi no estado de São Paulo com a visita ao Santuário Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro; à Canção Nova e ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, considerado o maior templo católico do Brasil e um dos mais importantes do mundo. A grandiosidade do local e a devoção dos fiéis criaram um ambiente de profunda espiritualidade. A visita incluiu missa, visitações e momentos de reflexão pessoal. Em São Paulo, os peregrinos também conheceram a cidade de Campos do Jordão, a Suíça Brasileira, apreciando as maravilhas da cidade, como o Mosteiro de São João administrado pelas Irmãs Beneditinas.

Para Léa Fiel, uma das peregrinas, a viagem lhe proporcionou a realização de um sonho “Gratidão é a palavra que resume esse sonho que se tornou realidade, não tenho palavras pra tudo que vi, vivi e senti. Poder ter a honra de participar das missas nos Santuários do Divino Pai Eterno, Canção Nova e Nossa Senhora Aparecida foi emocionante e muito gratificante. Estar ali, agradecendo todas as bençãos e renovando os pedidos, não só meus, mas de amigos e familiares não tem como descrever. Ir ao Cristo redentor e ao Mosteiro de São José e conhecer a história do primeiro santo brasileiro, o Frei Galvão, foi pra fechar com chave de ouro a realização deste sonho. Agradeço primeiramente a Deus e ao nosso pároco, Padre Demison, pela oportunidade de conhecer lugares abençoados e pessoas incríveis”, disse emocionada a paroquiana da Paróquia São Vicente de Paulo.

Padre Demison Batista, Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo e Diretor Espiritual da peregrinação, agradeceu a participação dos fiéis que participaram da jornada, aos organizadores da peregrinação e compartilhou sua fé e entusiasmo “Uma peregrinação é uma viagem, individual ou coletiva, a um lugar sagrado, seja um lugar santo, um santuário ou a cidade onde viveu um santo, por motivos de devoção, petição ou ação de graças, como foi nosso caso, render graças a Deus pelos 30 anos de ereção canônica da nossa Paróquia de São Vicente de Paulo, elevar a Deus nos vários Santuários visitados, preces de gratidão, pelas tantas pessoas que doaram suas vidas pela evangelização em nosso bairro. Essa peregrinação foi também uma ocasião de crescimento espiritual e de reforço da fé, além de estreitar nossos vínculos fraternos, pela oração e pela convivência. Ao concluirmos essa jornada, pedimos ao nosso Padroeiro, São Vicente de Paulo, que interceda por nós, para que possamos ver e viver a vida como uma peregrinação contínua em direção à Casa do Pai”, disse, agradecido, padre Demison.

Está viagem faz parte do cronograma de comemoração ao Jubileu de Pérola dos 30 anos da Paróquia São Vicente de Paulo. Os cristãos católicos fortaleceram sua fé e renovaram seus votos de devoção. A experiência proporcionou uma união ainda maior da comunidade paroquial, deixando uma marca espiritual duradoura em cada coração.