Entre os dias 29 e 31 de março de 2019, cerca de 30 jovens das diferentes regiões e paróquias da Prelazia do Xingu, estiveram presentes no Centro de Formação Barraco Queimado da Paróquia Corpo e Sangue de Cristo, em Brasil Novo–PA, participando de um Retiro Espiritual organizado pelo Setor Juventude e Pastoral da Juventude da Prelazia do Xingu.
Com o Tema: “Juventude: fé e discernimento vocacional nas CEBs do Xingu”; e o lema: “Novos caminhos para a Evangelização da Juventude na Amazônia”, a ação visou proporcionar aos participantes um aprofundamento do estudo e a experiência de oração pessoal e comunitária, à luz dos sínodos da Juventude e do sínodo para a Amazônia.
O retiro iniciou na sexta-feira com Santa Missa presidida por dom João Muniz Alves, bispo prelado do Xingu. As pregações e orações foram conduzidas pela Irmã Terezinha, da Congregação de Jesus, que atualmente trabalha na Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, em Vitória do Xingu-PA.
O retiro também marcou a retomada da rearticulação da PJ na Prelazia do Xingu, e do Setor Juventude que contará a partir de agora com o retorno do Pe. Romildo Maurício, que no ano de 2018 esteve acompanhando a Formação dos Seminaristas da Prelazia do Xingu.
De acordo com Pe. Romildo, o retiro foi um momento renovador. “O nosso retiro foi muito positivo pois tem essa finalidade de pararmos, de conversarmos com Deus, de olhar a caminhada que está sendo feita e efetivamente abastecer as forças, vindas do encontro com Deus. Foi uma renovação espiritual, ao mesmo tempo que um reencontro, onde partilhamos e encaminhamos ações para a continuidade com os trabalhos pastorais junto a juventude.
O jovem Danyllo Baracho, de Brasil Novo, foi um dos participantes. Ele que está à frente da coordenação regional da PJ no regional, narra que em tempos difíceis de um futuro obscuro, o silêncio e reflexão coletiva é fundamental para o avançar da Igreja. “Esse momento de retiro espiritual, nos convida a silenciarmos a nossa mente e o nosso coração, para tentar escutar, sentir e decifrar quais os sinais e caminhos Deus está nos apontado. Para onde devemos seguir? Com quem devemos seguir? De que forma devemos caminhar? E nós, juventude, precisamos estar atentos e alinhados com esses sinais divinos”, afirmou.
O último dia de encontro foi de partilha dos desafios, esperanças e expectativas da juventude para o ano de 2019. Como encaminhamento, formou-se uma comissão provisória que assumiu o compromisso de realizar um processo de escuta e mapeamento das diferentes realidades juvenis, presentes em cada região, visando uma preparação para a realização da 17ª assembleia da PJ da Prelazia do Xingu, marcada para acontecer de 26 a 28 de maio, no Centro de Formação Bethânia, em Altamira – PA.