por Assessoria de Comunicação / Arquidiocese de Belém
A Igreja Católica celebra com devoção, nesta sexta-feira, 25 de julho de 2025, a festividade de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes. Em Belém, a Arquidiocese realizará as homenagens na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de Fátima.
A tradicional Procissão de São Cristóvão reunirá motoristas, devotos e fiéis das comunidades da capital. A programação inicia às 18h30, com Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Antônio Barreto, 2167, esquina com a Av. Duque de Caxias). Em seguida, haverá a bênção das carteiras de motorista e dos veículos, culminando com uma procissão motorizada pelas ruas de Belém. O cortejo encerrará às 20h30, na Comunidade Santo Agostinho, situada na Vila Cabral, nº 13, bairro da Terra Firme.
O evento é uma oportunidade para os fiéis renovarem sua fé, pedindo a intercessão de São Cristóvão pela proteção nas estradas e caminhos da vida.
Tradição centenária
A devoção a São Cristóvão em Belém teve início em 1913, com a chegada da imagem peregrina vinda de Portugal, a mesma utilizada até hoje nas procissões. A celebração começou sob a organização da União dos Choferes do Pará, foi posteriormente assumida pelo Sindicato dos Rodoviários e, atualmente, é coordenada pelo grupo Amigos de São Cristóvão.
Sobre o Santo
São Cristóvão, cujo nome significa “aquele que carrega Cristo”, é um dos santos mais populares da tradição cristã. De acordo com a hagiografia, era um homem de grande estatura e força que se dedicava a ajudar os viajantes a atravessarem um rio perigoso. Em uma dessas travessias, carregou um menino nos ombros, que revelou ser o próprio Cristo. Desde então, São Cristóvão é reconhecido como padroeiro dos viajantes e símbolo de auxílio ao próximo.
Serviço:
Evento: Procissão de São Cristóvão
Data: 25 de julho de 2025 (sexta-feira)
Horário: 18h30 (saída) – 20h30 (chegada)
Saída: Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Antônio Barreto, 2167 – Bairro de Fátima)
Chegada: Comunidade Santo Agostinho – Vila Cabral, 13 – Terra Firme