por Fernando Vicentini / Pascom
A Prelazia do Alto Xingu-Tucumã (PA) recebe a visita missionária de Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, Bispo da Diocese de Montenegro (RS), até o dia 8 de julho, com o objetivo de visitar as comunidades assistidas pelo padre Brásil Henz, missionário da Diocese de Montenegro, através do ‘Projeto Igrejas Irmãs’ na área pastoral São João Batista, nas comunidades Sudoeste, Lindoeste, Cascalheira e Teilândia.
Dom Carlos Rômulo chegou ontem (26), e já no seu primeiro dia, reuniu-se com Dom Jesús Maria, Bispo da Prelazia do Alto Xingu e padre Brásil, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Tucumã, para conhecer o trabalho desenvolvido nas comunidades e traçar a programação de visitas que será realizada ao longo de quase quinze dias.
Ao final do dia presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada por Dom Jesús Maria e Padre Brásil Henz na Catedral de Tucumã. Durante a celebração Dom Jesús Maria fez a entrega a Dom Carlos das coletas e doações em prol das famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que foram coletadas nas celebrações de Corpus Christi em toda Prelazia do Alto Xingu.
Projeto Igrejas Irmãs
O ‘Projeto Igrejas Irmãs’ consiste em uma diocese ou arquidiocese ajudar financeiramente outra diocese e enviar missionários para uma experiência junto as comunidades, tendo suas realidades sociais e culturais distintas, tornando-as ‘Igrejas Irmãs’.
Criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a iniciativa consiste em uma rede que compartilha dons espirituais, humanos e materiais entre as igrejas. O projeto nasceu em resposta a um grande pedido dos bispos do Norte, nos anos 70, de modo geral da Região Amazônica, para que padres e leigos do Sul pudessem vir para auxiliar como agentes pastorais, e neste ano completará 52 anos de existência.
Em 2022 a Diocese de Montenegro adotou a Prelazia do Alto Xingu como Igreja Irmã, enviando o primeiro missionário padre Blásio Henz para uma missão de três anos.