O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, disse em live de lançamento da Campanha É Tempo de Cuidar da Evangelização, no último sábado, 7 de outubro, a partir de sua experiência de acompanhamento da gestão Fundo Nacional de Solidariedade, que os brasileiros têm a capacidade de multiplicar a pouca ajuda que recebem em muito. “Desta quantia que apoiamos os projetos, vidas são salvas e preservadas”, afirmou.
Do total de recursos arrecadados na Coleta do Bem deste ano, 50% comporão os fundos Nacional e diocesanos de Solidariedade e serão destinados a apoiar projetos e empreendimentos solidários e de geração de renda ligados ao tema da Campanha da Fraternidade. O Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, é coordenado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Fundo Nacional de Solidariedade
Aprovado em 1998, durante a 36ª assembleia geral dos Bispos do Brasil, o fundo promove a sustentação da ação social da Igreja Católica no Brasil, com o financiamento de empreendimentos comunitários, sempre ligados ao tema da Campanha da Fraternidade de cada ano. Nestes mais de 20 anos de existência, com recursos do Fundo, a CNBB apoiou milhares de projetos no Brasil. Só em 2019, com a doação dos católicos, o FNS apoiou 238 projetos em todo país.
Coleta do Bem
Quem desejar doar à Coleta do Bem poderá fazê-lo de duas maneiras. Por meio da oferta nas missas e celebrações realizadas durante os dias 21 e 22 de novembro, quando a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei. A doação também poderá ser feita de forma simplificada e digital, por meio do site doe.cnbb.org.br.
Não se trata apenas de coleta, segundo dom Joel. “Trata-se de Evangelização. É conhecer Jesus e em nome dele, conhecendo-o mais, colocar em comum o pouco que temos”, disse. Segundo o secretário-geral da CNBB, a pandemia caiu sobre todo mundo com um peso muito forte.
“Neste desafio nós somos desafiados a manter a criatividade entre nós e compartilhar dons e bens. Não é apenas um sistema de arrecadação. É um modo de dizer não há vírus, não há pandemia e dificuldade que tire de nós o amor de Cristo e as consequências da partilha do amor e dos bens”, disse
3º vídeo da campanha: A sua oferta fortalece a ação solidária e a evangelização