por SedCom / Diocese de Óbidos
Na noite de ontem (11), quatro diáconos transitórios foram ordenados na Diocese de Óbidos (PA). A Missa Solene de Ordenação Diaconal de Érisson Silva, Iranilson Araújo, José Maria e Roberth Luan, foi na realizada na Catedral de Sant´Ana e presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, e concelebrada pelo Bispo de Mbinga na Tanzânia, Dom John Ndimbo, e por padres da diocese de Óbidos e pelo Padre Rubinei Coelho da Arquidiocese de Santarém e Reitor do Seminário da Província Eclesiástica, além da participação dos diáconos permanentes, Aguinaldo Araújo, Gildo Silva e Rona Farias.
Composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a celebração foi marcada de muita emoção. Ainda como parte do ritual, os diáconos foram revestidos de estola e a dalmática (vestes próprias do ministério), receberam o Livro dos Evangelhos das mãos do Bispo, o abraço da paz e acolhida do clero aos novos diáconos diocesanos. O diácono Érisson escolheu como lema, “O maior entre vós seja aquele que serve” (cf. mc 10,43), o diácono Iranilson, escolheu o lema “Sou teu servo, filho de tua serva” (cf. sb 9,5), o diácono José Maria, escolheu o lema “O servo não é maior que o seu senhor” (of. jo 13, 16) e o diácono Roberth “Lança sobre o Senhor teus cuidados” (cf. s/ 55.23).
Como diáconos, foram designados a realizar trabalhos pastorais nas seguintes Paróquias, Érisson na Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Juruti, Iranilson na Paróquia de Sant’Ana, José Maria na Paróquia São João Batista em Faro, e Roberth na Paróquia Missionária São Sebastião em Tabatinga.
Durante sua homilia, Dom Bernardo, ressaltou sua felicidade em celebrar pela primeira vez desde da fundação da Prelazia de Óbidos, a Ordenação de quatro Diáconos de uma só vez, “é uma momento de graça para a Diocese, pois está colhendo bons frutos, para contribuir cada vez com a nossa Igreja Particular”. Finalizou agradecendo a presença de Dom John Ndimbo, Bispo de Mbinga – Tanzânia, que está visitando nossa Diocese, assim fortalecendo a parceria que existe entre as Dioceses Irmãs de Óbidos e Mbinga.
O rito de Ordenação manifesta a natureza e a missão do diácono, para que, movido pelo exemplo de Jesus, ele exerça o amor sincero, a solicitude para com os pobres e os enfermos, a autoridade discreta, a simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito Santo, dando o dom da perseverança, fazendo-o crescer no amor e fazendo-o agir sempre com caridade.