por Fellipe Torres / Diocese de Xingu Altamira
O Seminário Propedêutico São João Maria Vianney, em Brasil Novo, da Diocese do Xingu (PA), foi reaberto no dia 17 de fevereiro. A celebração, que teve início às 19h30, foi presidida pelo bispo diocesano Dom João Muniz Alves, OFM, e concelebrada pelo padre Lúcio do Espírito Santo Pereira Lima, reitor do seminário, e outros padres da diocese de Xingu-Altamira. A comunidade local também se fez presente, com a participação de parentes dos seminaristas, amigos e benfeitores do seminário.
Este ano, a casa de formação propedêutica acolheu três novos seminaristas Elias Rodrigues dos Santos da Paróquia Imaculada Conceição em Altamira, Felipe Tavares dos Santos da Paróquia São Braz em Porto de Moz e William José Silva Sousa daParóquia Sagrado Coração de Jesus em Altamira. O padre Lúcio, reitor do seminário, expressou sua alegria em receber os novos seminaristas e manifestou seu entusiasmo para este novo ano vocacional “Receber os seminaristas é muito prazeroso. Eles e eu estamos entusiasmados com esta nova realidade vocacional. Vamos caminhar juntos por um ano e espero que seja um tempo de grandes aprendizados. Enfim, que o Senhor nos abençoe sempre!”, declarou o reitor.
William José, um dos novos seminaristas, compartilhou suas expectativas em relação à rotina do seminário “a rotina do seminário tem me levado a organizar melhor meu tempo e ter uma maior intimidade com Deus, tem nos proporcionado uma melhora tanto física como espiritualmente, era exatamente isso que eu esperava ao ingressar, estar em um lugar que me ajudasse a discernir e unir-me à vontade de Deus. O meu sim é proveniente de um chamado íntimo a essa missão e um anseio pela santidade.”
A reabertura do Seminário Propedêutico São João Maria Vianney é um marco importante para a formação de novos sacerdotes na diocese de Xingu-Altamira e um motivo de grande alegria para toda a comunidade católica.