por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

O Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB N2, no Pará e Amapá, e a Pastoral Juvenil N2, realizam de 23 a 25 de maio, no Centro de Formação Emaús, em Santarém (PA), o ‘I Encontro Regional de Jovens Líderes Indígenas Católicos’.

Com uma meta, esperada, de cerca de cem pessoas, entre representantes das Dioceses e Prelazias, Jovens indígenas líderes católicos, assessores da Pastoral Juvenil, missionários religiosos, agentes do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, caciques e professores, o evento pretende escutar e debater sobre a realidade sociocultural e religiosa dos jovens indígenas; apresentar painéis com as realidades dos povos e seus jovens, e realizar uma Assembleia Juvenil Indígena para que sejam definidas as pistas para uma pastoral juvenil indígena com metas para o futuro.

“Nos últimos anos, por diversas vezes, a Comissão Episcopal para a Juventude considerou a delicada situação pela qual passam os jovens indígenas. No documento de Santarém afirmamos um grave elenco de males externos e fragilidades internas que ameaçam as juventudes. Muitos líderes indígenas de diversas etnias declaram que suas aldeias estão divididas por causa do avanço neopentecostal e, por outro lado, cresce a variedade de vícios, a violência, o suicídio entre os jovens e tantos outros problemas. Não podemos estar indiferentes diante dessa realidade. Por isso a necessidade, urgente, de provocar um processo de escuta conjunta e articulação dos jovens líderes indígenas em vista do fortalecimento da consciência religiosa católica para que sejam evangelizadores dos outros jovens promotores dos seus valores culturais”, explicou Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo da Diocese de Macapá e referente para a Juventude da CNBB no Pará e Amapá.

Para Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese de Imperatriz, no Maranhão, e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, o encontro será muito importante “uma belíssima e importante iniciativa. Eu lembro que em 2023 organizamos um encontro em Aparecida [São Paulo] com responsáveis diocesanos e tivemos a presença de oito jovens indígenas. Foi algo impactante mesmo. Só que a nível nacional não conseguimos mais levar adiante, mas eles continuaram se encontrando em Mato Grosso do Sul”.

O Encontro pretende oferecer um impacto sócio pastoral marcante, ao dar visibilidade a juventude indígena católica, através da potencialização das lideranças juvenis indígenas. Assim haverá o fortalecimento da identidade e integração dos jovens indígenas, e a diminuição dos seus problemas juvenis.

Outro ponto primordial será o fortalecimento da fé dos jovens indígenas católicos, e da autoestima dos demais jovens das etnias, integrando-os assim, na dinâmica da Pastoral Juvenil, sendo considerados no Setor Juventude Diocesano.

O público beneficiário principal, como tema propõe, são os jovens indígenas líderes de modo geral, que uma vez atendidos contribuirão para a promoção do bem-estar de toda a aldeia. “Dentre os jovens em geral, esperamos dar especial atenção aos jovens líderes. Em nível regional e nacional, não é visível a presença dos indígenas nos eventos de lideranças juvenis, e eles podem trazer um grande enriquecimento para a Pastoral Juvenil interagindo com outros jovens e suas muitas expressões. Quem pensa que os jovens indígenas querem viver confinados está muito enganado”, declarou o bispo referente para a Juventude no Regional Norte 2 da CNBB.

“Esse encontro promete ser o primeiro de muitos encontros de formação, de espiritualidade, de valorização dos indígenas, das nossas aldeias, das nossas comunidades, para que as nossas lideranças indígenas sejam protagonistas na vida de fé, na vida cristã e nas suas comunidades de origem. E assim nós contribuiremos para que os nossos povos da Amazônia possam crescer na fé, crescer na sua vida, no dia a dia, e possam ter a defesa dos seus direitos inalienáveis”, finalizou Dom Irineu Roman, presidente do Regional Norte 2 da CNBB no Pará e Amapá, e Arcebispo Metropolitano de Santarém, cidade que receberá o ‘I Encontro Regional de Jovens Líderes Indígenas Católicos’.

As inscrições serão realizadas até dia 10 de maio, através do link abaixo https://docs.google.com/forms/d/e/1faipqlsccugrwmh0ttqknweldb7rvspsznqiijfxtuczfmehss5diga/viewform