A ordem religiosa dos Camilianos celebra, em 2019, o Ano Vocacional dedicado à promoção das vocações. Dentre as ações instituídas está a peregrinação da imagem com a relíquia de São Camilo por todo o Brasil. Nesta sexta-feira, 15, a imagem chegou ao Amapá e uma programação com celebrações e visitas foi organizada.

Uma missa solene foi presidida pelo bispo de Macapá, Dom Pedro Conti, às 15h, no auditório do Hospital São Camilo, onde houve ainda ciclo de palestras e visitas à imagem.

Neste sábado, 16, a imagem seguirá até a Igreja Matriz de Santa Teresinha, em Fazendinha, onde, a partir das 08h30, haverá celebração, momento de louvor, exibição de filme, dinâmicas e peregrinação às demais igrejas da comunidade.

A programação se encerra com missa e benção de despedida na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Fazendinha, a partir das 19h30. “Novos em Cristo: um coração solidário para amar e servir” foi o tema escolhido para o Ano Vocacional. O objetivo é propagar o carisma e a vocação camiliana.

Ordem Camiliana no Amapá

Camilianos são padres pertencentes à Ordem dos Ministros dos Enfermos, fundada por São Camilo de Lélis. Eles chegaram ao Amapá em 9 de fevereiro de 1972, data em que foi fundada a Casa dos Camilianos. Um dos primeiros padres a chegar aqui foi Ângelo Pascal. Após a doação do Hospital Escola São Camilo e São Luiz, pelo bioquímico e empresário Marcelo Candia à Ordem. Padre Ângelo Pascal veio administrar o hospital em Macapá.

São Camilo é considerado o santo protetor dos enfermos

São Camilo

São Camilo de Léllis dedicou parte de sua vida a ensinar como cuidar e conviver com os doentes. Suportando horríveis dores nos pés, São Camilo ia visitar os doentes nas casas. Quando era preciso, ele mesmo levava-os nas costas para o hospital, dando graças a Deus pelo porte físico que tinha. São Camilo teve também o dom da cura pela oração. Por isso, passou a ser procurado por gente de todos os lugares. Tornou-se famoso e amado por toda a Itália. Todos o consideravam um Santo em vida. São Camilo de Léllis faleceu em 14 de julho de 1614, com fama de santidade. Sua canonização foi celebrada em 1746. Ele foi declarado Padroeiro dos Enfermeiros, dos hospitais e dos doentes em 1886.

Programação

15/2

9h30 – Visita com a imagem nas dependências do Hospital

15h – Celebração Eucarística

16/2

7H30 – Saída do Hospital São Camilo para a Paróquia Santa Terezinha

8h30 – Celebração Eucarística – Igreja de Santa Terezinha – Fazendinha

10h30 – 1º Colocação – “Contexto do Ano Vocacional Camiliano”

11h30 – Louvor com a Banda Santa Face

12h – Almoço

14h – Louvor com a Banda Santa Face

14h20 – Exibição do filme: “Rezem Por Mim”’ – São Camilo de Lelis

14h50 – Síntese do filme / Dinâmica vivencial

15h40 – Celebração de despedida

16h30 – Peregrinação até a igreja N.S. do Perpétuo Socorro – Fazendinha

18h – Celebração Eucarística – igreja N.S. do Perpétuo Socorro – Fazendinha

19h – Peregrinação até a igreja N.S. Aparecida – Fazendinha

19h30 – Celebração Eucarística – igreja N.S. Aparecida – Fazendinha

20h30 – Benção de despedida

Serviço

Visita Relíquia São Camilo

Data: 15/2

Hora: 15h

Local: Auditório Dr. José Raul Matte – Hospital São Camilo

Endereço: Rua Dr. Marcelo Cândia, 742 – Santa Rita

Data: 16/2

Hora: 8h30 às 15h30

Local: Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus

Endereço: Rua Caetano Tomaz, 100, Fazendinha

Por Márcia Fonseca / Diocese de Macapá