por Vívian Marler /  Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas (SP) realizou, no dia 3 de setembro, o ‘Seminário Jubileu da Esperança 2025’, com o tema “O Papel da Ciência na Construção de um Futuro Esperançoso”. A professora Lady Anne, Coordenadora da Pastoral da Educação do Regional Norte 2, proferiu palestra sobre “A Ciência e as mudanças climáticas” a palestra fez parte da programação do seminário do Jubileu da Esperança.

O encontro reuniu professores, estudantes e especialistas para debater o impacto da ciência na construção de um futuro melhor. Aberto a toda a comunidade, o Seminário integrou as atividades do Jubileu Peregrinos da Esperança, promovido pela Universidade.

Dentre os temas da Conferência “Jubileu para o Mundo Educativo”, ministrado pela professora Rosana Manzini, docente da Faculdade de Teologia da PUC-SP, com a moderação do professor Rogério Bazi, pró-reitor de Educação Continuada da PUC-Campinas, aconteceram cinco mesas redondas. A primeira mesa com o tema “Ciência e Educação para um Futuro Esperançoso” com o professor Fabiano Incerti, pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUC-PR, e como moderador professor Rogério Bazi, pró-reitor de Educação Continuada da PUC-Campinas.

A segunda mesa ‘A Ciência e as Mudanças Climáticas’ proferida pela professora  Lady Anne de Souza, representou o Regional Norte 2, sob a moderação do professor Rogério Bazi, pró-reitor de Educação Continuada da PUC-Campinas.

“Fiquei imensamente feliz com o convite para dialogar sobre a ciência e as  mudanças climáticas. Em tempos tão decisivos, é essencial fortalecer os espaços de debate, reflexão e construção coletiva. Seguimos na luta por um futuro mais justo, sustentável e baseado no conhecimento científico. Na oportunidade, apresentamos o nosso livro COP 30 nas escolas. Agradeço à Reitoria pelo convite, acolhimento e carinho”, contou a professora Lady Anne.

Os demais temas apresentados foram ‘Os avanços da Ciência na Saúde Mental: promovendo a Esperança’ pela professora Tatiana Slonczewski, Extensionista e Docente da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas; ‘A Ciência e Inteligência Artificial: fronteiras éticas, inovação e impacto social’, ficou sob a responsabilidade de Eliane Fernandes Azzari, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, e a professora Maria Clara Luchetti Bingemer, docente do Departamento de Teologia da PUC-Rio, encerrou o evento com a palestra ‘A Ciência e os Desafios e as Oportunidades para um Mundo Esperançoso’.

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/