
Cruz JMJ – foto Vatican News
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
O Jubileu dos Jovens, evento mais aguardado do Ano Santo de 2025, promete transformar Roma em um centro de fé e celebração, reunindo centenas de milhares de jovens de todo o mundo. Com uma programação repleta de eventos culturais, artísticos e espirituais, o Jubileu culminará com a Vigília e a Missa presididas pelo Papa Leão XIV em Tor Vergata.
De 28 de julho a 3 de agosto de 2025, Roma se tornará o epicentro da juventude católica mundial com a realização do Jubileu dos Jovens. A cidade espera receber peregrinos de 146 países, que participarão de uma série de eventos planejados para celebrar a fé e promover a união entre os jovens. Representando o Regional Norte 2 estarão presentes jovens da Arquidiocese de Belém, Diocese de Macapá e Diocese de Humaitá (AM) do Regional Norte 1, acompanhados por Dom Antonio de Assis Ribeiro, bispo referencial para a Juventude no Pará e Amapá.
Para garantir o conforto e a segurança dos participantes, Roma preparou uma vasta infraestrutura de acolhimento, incluindo paróquias, escolas e espaços extras como ginásios e centros da Proteção Civil. A Fiera Roma será transformada em uma “cidade dentro da cidade”, oferecendo serviços médicos e segurança 24 horas por dia.
Durante a semana do Jubileu, os jovens poderão participar dos “Diálogos com a Cidade”, eventos artísticos, culturais e espirituais que acontecerão em diversos pontos de Roma. A programação inclui mais de 70 eventos organizados por diversas entidades e associações.
O ponto alto do Jubileu será a Vigília de Oração com o Papa Leão XIV em Tor Vergata, no dia 2 de agosto, que deverá atrair cerca de um milhão de peregrinos. No dia seguinte, o Papa presidirá a Missa Solene, também em Tor Vergata.
O Jubileu dos Jovens promete ser um momento inesquecível de fé, celebração e encontro para a juventude católica mundial. Roma se prepara para acolher os peregrinos de braços abertos, oferecendo uma experiência única de união e espiritualidade sob a liderança do Papa Leão XIV.
Expediente:
Dia 29 de julho
Às 9h – ‘Diálogos com a Cidade’ – eventos de caráter artístico e cultural espalhados pela cidade.
Às 19h – o Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, S.E. Mons. Rino Fisichella, presidirá na Praça de São Pedro a Santa Missa de boas-vindas, à qual todos os inscritos no Jubileu estão convidados.
Dia 30 e 31 de julho
Das 10h30 até 18h – Mais de 700 eventos de caráter artístico, cultural e espiritual enriquecerão os Diálogos com a Cidade.
Dia 1º de agosto
Às 10h30 – Em concomitância com os eventos dos Diálogos com a Cidade, será realizado no Circo Massimo um Dia Penitencial em preparação para a Vigília com o Santo Padre. Mais de 1000 sacerdotes se disponibilizaram para o Sacramento da Reconciliação, em dez idiomas diferentes.
Dia 2 de agosto
Às 9h – Abertura dos portões da grande área montada em Tor Vergata.
Das 14h às 20h – Momentos de entretenimento com música e testemunhos se alternarão no palco, com a condução de Rudy Zerbi, Lorena Bianchetti e Paola Arriaza Avilés, Luigi Santarelli e Wallace Freitas, Victor Hernandez e Fabyola Inzunza.
Artistas presentes: Il Volo, Sergio Bernal, Matt Maher, as bandas cristãs: The Sun e Reale, Thiago Brado, Missionário Shalom e o coro Hakuna Group Music, nascido durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013.
O Coro da Diocese de Roma, dirigido por Mons. Marco Frisina, com cerca de 450 elementos entre coro e orquestra, animará os momentos da chegada do Santo Padre e da Vigília.
Às 20h30 – começará a Vigília de oração com o Santo Padre, durante a qual três jovens farão ao Papa Leão XIV algumas perguntas sobre os temas da amizade.