Cirio 2024

por Vânia Sagresti / Coordenadora Diocesana da Pascom de Castanhal
e Everardo Freitas / Pascom Diocese de Castanhal

A Diocese de Castanhal, no nordeste do estado do Pará, abrangendo o território de 25 municípios, com 37 paróquias, realizará a XXVII Romaria de Nossa Senhora de Nazaré, com o tema: “Com Maria, Peregrinos de Esperança”. Esse título faz referência ao Jubileu Ordinário 2025, anunciado pelo Papa Francisco “in memoriam”, e proclamado na Bula ‘Spes non Confundit’ – A Esperança não decepciona.

O evento acontece na cidade de Castanhal, sede da Diocese, no terceiro domingo de outubro, e é a segunda maior manifestação de fé à Virgem de Nazaré, deste lado da Amazônia, movimentando todo o povo católico, desde as terras firmes das rodovias Br-316 e Br-010, que cortam o nordeste do Pará, até os limites no Atlântico Sul que banha parte dessa zona geográfica.

Um olhar especial tem o povo que transita na rota turística Belém-Bragança, onde há uma massiva concentração de habitantes, mas a Romaria reúne devotos de toda a região, e nestes últimos anos, tem tido a participação de romeiros de vários estados do Brasil.

Tradição e História

A primeira Romaria de Castanhal foi realizada no ano de 1998, acompanhando, também, a maior manifestação de fé dos católicos da Amazônia, o Círio de Nazaré em Belém do Pará.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré faz parte do ideário de fé do povo do Pará, e a Romaria de Castanhal nesse contexto de fé, vem para agregar valor. Os preparativos iniciam, ainda, no final do mês de agosto, quando a imagem peregrina percorre todas as paróquias de Castanhal, e são realizados encontros celebrativos nas Pequenas Comunidades, grupos familiares, empresas públicas e privadas.

Programação

No domingo da Romaria, às 4:00 da manhã, uma alvorada festiva sinaliza o convite à procissão. Às 06h00 a imagem de Nossa Senhora é colocada pelo bispo da Diocese de Castanhal, dom Carlos Verzeletti, na berlinda oficial da Romaria, ornamentada por Sidney Ranieri e colaboradores, e conduzida por uma réplica da locomotiva da antiga estrada de ferro Belém-Bragança. A procissão se movimenta rumo ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no distrito do Apeu, num percurso aproximado de 8km, com parada obrigatória na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, onde, às 07h00, é celebrada a missa oficial da Romaria.

Neste ano de 2025, essa celebração será presidida por dom José Albuquerque de Araujo, bispo da Diocese de Parintins, no Amazonas. A grande procissão se desloca pela Avenida Barão do Rio Branco e Transapeu, até a chegada ao Santuário.

Procissões

No final de semana da Romaria, outras procissões marcarão também os festejos, como:

Carreata, acontecerá no sábado antecedente à Romaria, com início às 08h00 da manhã. A imagem da Virgem de Nazaré, depois de momento orante e homenagens na Catedral, sairá em carro aberto e, durante todo o dia, visitará as nove paróquias da cidade. Ao meio-dia fará uma parada no supermercado Mateus, exposta à visitação de centenas de devotos. Às 14h00, a carreata retornará e às 18h00, dom Carlos Verzeletti presidirá missa campal na Praça da Matriz de Sant’Ana, no Apeu.

Na sequência, a carreata seguirá até a Matriz de São José e, na concha acústica da praça da matriz, acontecerá a troca do manto, que é momento muito esperado pelos fiéis.

Romaria dos Ciclistas: acontecerá no domingo às 17h00. Centenas de ciclistas, muitos deles organizados em equipes, homenagearão a padroeira da Diocese de Castanhal, pedalando no trajeto Apeu – Catedral. Na chegada, todos receberão uma benção especial, dada pelo bispo dom Carlos.

Romaria das Crianças: acontecerá no sábado, após a Romaria, iniciando às 17h00. Os pequenos prestarão sua singela homenagem a Nossa Senhora, caminhando da Paróquia São José até a Catedral.

Romaria da Juventude: no domingo seguinte, às 17h00, os jovens se concentrarão na Praça São José e, depois, sairão em caminhada até a Catedral Santa Maria mãe de Deus.

Manto

A estilista Célia Leal é a responsável pela confecção do manto da XXVII Romaria. Há 21 anos, Célia se dedica a esse trabalho artístico, reconhecido por toda a Igreja de Castanhal. Tradicionalmente, o Manto traz, nos seus bordados, o tema pastoral do ano em curso. Os mantos das Romarias anteriores estão expostos na Cúria Diocesana de Castanhal e podem ser vistos em agendamento junto à secretaria da Cúria.

Semana Nazarena

De 19 a 26 de outubro, a Praça dos Doze Apóstolos, da Catedral Santa Maria Mãe de Deus, será palco das atrações da festa com shows de bandas musicais, apresentações teatrais, sorteios e pratos da culinária regional e internacional.

A Romaria de Castanhal é um momento de renovação da fé e de comunhão. É um tempo de Alegria e Esperança para um povo que tem devoção e amor à mãe de Deus.