por Vívian Marler / Assessora de Comunicação CNBB Regional Norte 2

Acontece na tarde desta segunda-feira (27/4), uma coletiva de imprensa, em Roma, sobre a participação da Santa Sé na ’61ª Exposição Internacional de Arte’. Em meio ao frenesi de cores e formas que toma conta de Veneza, o Pavilhão da Santa Sé surge como um oásis de quietude. Sob o título poético “L’orecchio è l’occhio dell’anima” (O ouvido é o olho da alma), o Vaticano apresenta uma proposta que desafia o ritmo acelerado do mundo contemporâneo, convidando os visitantes a uma jornada de escuta profunda e contemplação.

Comissariado pelo Cardeal português José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, o pavilhão busca inspiração na vida e no legado místico de Santa Hildegarda de Bingen. A abadessa medieval, que foi poetisa, compositora e doutora da Igreja, serve como o fio condutor para as obras de 24 artistas de renome mundial.

A exposição divide-se em dois cenários carregados de história. O primeiro é o Jardim Místico dos Carmelitas Descalços, um espaço verde escondido no coração de Veneza. Ali, o visitante é convidado a colocar fones de ouvido e mergulhar em uma “oração sonora”.

O coletivo ‘Soundwalk Collective’ desenvolveu uma tecnologia que “escuta” o jardim em tempo real, a atividade bioelétrica das plantas, o murmúrio do vento e o som da água são transformados em uma composição musical viva. Entre os artistas que contribuíram com vozes e instrumentos para este diálogo místico estão nomes como Brian Eno, Patti Smith e a portuguesa Carminho, cuja voz traz a alma do fado para este contexto de sacralidade.

A segunda parte da mostra habita o ‘Complexo de Santa Maria Ausiliatrice’, transformado para a ocasião em um ‘scriptorium’ moderno. O espaço abriga um “arquivo vivo” dos ensinamentos de Hildegarda, uma biblioteca multilíngue e a liturgia sonora das monjas beneditinas da Abadia de Eibingen.

Um dos momentos mais emocionantes desta sede é a instalação final do célebre diretor Alexander Kluge, concluída pouco antes de seu falecimento em março deste ano, aos 94 anos. Foi Kluge quem sugeriu o título do pavilhão, sintetizando a ideia de que a verdadeira visão nasce de uma escuta interior.

A proposta do Pavilhão da Santa Sé ecoa as recentes palavras do Papa Leão XIV, citadas no comunicado oficial,”a lógica dos algoritmos tende a repetir o que ‘funciona’, mas a arte abre o caminho para o que é possível”.

Para quem visita a Bienal de 2026, o Pavilhão não é apenas uma galeria de arte, mas um convite a desacelerar. É um lembrete de que, ao sintonizarmos nossos ouvidos com a natureza, com a história e com o sagrado, começamos a enxergar o mundo com os olhos da alma.

No Giardino Mistico dei Carmelitani Scalzi (Obras Sonoras)
Conheça os artistas que contribuem com “orações sonoras” que respondem ao legado de Santa Hildegarda.

1. Bhanu Kapil
2. Brian Eno
3. Carminho (Portugal – citada como fadista)
4. Caterina Barbieri
5. Devonté Hynes
6. FKA Twigs
7. Holly Herndon & Mat Dryhurst
8. Jim Jarmusch
9. Kali Malone
10. Kazu Makino
11. Laraaji
12. Meredith Monk
13. Moor Mother
14. Otobong Nkanga
15. Patti Smith
16. Precious Okoyomon
17. Raúl Zurita
18. Soundwalk Collective (Coletivo fundado por Stephan Crasneanscki e Simone Merli. Criaram um instrumento sonoro sob medida que traduz a bioeletricidade do jardim em música).19.Suzanne Ciani
19. Suzanne Ciani
20. Terry Riley
21. Monjas Beneditinas da Abadia de Santa Hildegarda de Bingen (Alemanha/Eibingen – responsáveis pela liturgia sonora).

No Pavilhão di Santa Maria Ausiliatrice (Instalações e Arquitetura)
22. Alexander Kluge (Alemanha – citado como célebre diretor e autor. Sua obra final é uma **instalação de filmes e imagens em 12 estações, que também deu título ao Pavilhão).
23. Ilda David’ (Autora dos livros de arte exibidos na biblioteca do pavilhão).
24. Tatiana Bilbao – MAIO Architects – DOGMA (Coletivo de arquitetos responsável pelo projeto da nova arquitetura monástica dentro do complexo).

…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/