Desde o último dia 2 de abril está acontecendo em Cametá a Semana de Formação Diocesana trazendo a toda a Igreja Local um sentido novo de evangelizar. Todas as Paróquias estão unidas nesses dias de encontro e metas da Ação Pastoral Evangelizadora.
O tema desse ano é: Revitalizar as Comunidades Cristãs, construindo novos caminhos para a Igreja com rosto Amazônico. Uma preocupação também com a Amazônia, tendo em vista a realização do Sínodo que ocorrerá em outubro de 2019. Cametá também está no coração verde da Amazônia. O evento está acontecendo no Centro de Formação São Vicente de Paulo, anexo ao Seminário da Aldeia e segue até o dia 5 de abril.
Abertura Oficial da Semana de Formação Diocesana foi feita pelo Vigário Geral da Diocese, o Monsenhor Raimundo Nonato Rodrigues Martins, que em nome do bispo de Cametá, dom Altevir, deu as boas vindas a todas as delegações paroquiais, os padres, religiosos e religiosas. Em seguida pe. Sandro Giovani, Coordenador de Pastoral também fez sua acolhida e apresentou o assessor do Encontro, o Adelino Bessa do Instituto Pastoral Regional – IPAR e membro do Conselho Regional do Laicato.
No primeiro dia, a revitalização da Comunidade foi introduzido pelo assessor Adelino, que transmitiu a todos a forma de como devemos atuar nas bases, promovendo uma evangelização capaz de fazer diferença nas Comunidades Cristãs. A noite houve a celebração Eucarística sob responsabilidade da Área Episcopal São Lucas.
No segundo dia houve presença bastante expressiva das Paróquias com oração litúrgica a cargos dos Religiosos e Religiosas. A participação dos paroquianos tem contribuído para a discussão dos novos caminhos da Diocese de Cametá, no que se refere ao rosto amazônico. Ainda tem muito a se fazer em favor da evangelização nas regiões.
Foram sugeridos trabalhos em grupos para discernir as ideias de como avançar na questão social/religiosa, essa presença da Igreja nas entidades e as relações, sendo divididos por áreas Episcopais, e colocadas na plenária, sugestões e propostas para futuros encaminhamentos.
No final, houve uma reunião com os Coordenadores diocesanos das pastorais, movimentos e serviços, convocada e presidida pelo pe. Sandro Giovani, Coordenador de Pastoral, para que todos expusessem as atividades realizadas, e as que serão promovidas neste ano.
Por: Fabrício Paixão – PASCOM da Diocese de Cametá