por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
envio das fotos Luciana Limão / Coordenadora da Pastoral Familiar do Regional Norte 2
Padres Assessores e Coordenadores das Pastorais Familiares e Pastorais de Comunicação das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias
O Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB N2, iniciou as celebrações da Semana Nacional da Família, no domingo (10/8), na maioria, de suas dioceses, paróquias e comunidades. Sob o tema “É tempo de Júbilo em nossa vida”, e com o lema “Ora a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
A Semana Nacional da Família é um período especial dedicado a valorizar e refletir sobre a importância da família como núcleo fundamental da sociedade e da Igreja. É um momento de fortalecer os laços, promover a união e celebrar a vida familiar em sua plenitude.
Através de diversas atividades e reflexões, a semana busca incentivar a qualidade dos relacionamentos familiares e a construção de um futuro mais justo e fraterno para as novas gerações, reconhecendo a família como “Igreja doméstica”.
Até ontem (16) as programações para a Semana Nacional da Família ofereceram diversas oportunidades para o fortalecimento dos laços familiares, como momentos de convivência, diálogo e oração em família, reforçando os laços afetivos e a união. Além de levar a mensagem do Evangelho à vida familiar, promovendo a reflexão sobre valores cristãos e a vivência da fé no ambiente doméstico.
“Dirijamos nosso olhar também para todas as famílias tão belas nos desígnios de Deus, às vezes tão complicadas atualmente. E a gente lembra que esta semana iniciou a Semana da Família, Semana Nacional da Família. Então, o tema da Semana da Família deste ano é tempo de júbilo em nossa vida. E o objetivo desta semana é possibilitar que as paróquias e comunidades de todo o país possam elaborar, possam vivenciar, digamos assim, a vida da família, baseada em algumas experiências, digamos, de comunhão, de celebração, de divulgação também, por que não dizer, da família, da vida da família cristã, que é evangelizadora, e que realizem atos concretos que expressem, dentro dessa sociedade, do mundo de hoje, o valor incomensurável das nossas famílias cristãs”, disse Dom Raimundo Possidônio da Mata, bispo da Diocese de Bragança.
Diocese de Bragança – O município de Rondon do Pará recebeu, no início do mês, o ‘Congresso Diocesano da Pastoral Familiar’, promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, pertencente a Diocese de Bragança.
O evento reuniu famílias, agentes de pastoral, lideranças religiosas e fiéis vindos de diversas paróquias da Diocese, em uma programação marcada por espiritualidade, palestras, celebrações e troca de experiências. Com o tema ‘Famílias ancoradas na fé e na esperança’ e o lema ‘Um só coração e uma só alma’, o congresso teve como objetivo fortalecer os laços familiares e promover a vivência do Evangelho dentro dos lares, reforçando o papel da família como célula fundamental da Igreja e da sociedade. O encontro foi, também, uma preparação para a ‘Semana da Família’.
Arquidiocese de Santarém – A programação da ‘Semana Nacional da Família’ na Arquidiocese de Santarém, teve seu início no sábado (9), com uma Blitz na orla da cidade, com objetivo de informar sobre a semana nacional da família, e um chamado às reflexões da semana, sob o tema escolhido pela CNBB. Além das equipes paroquiais da pastoral Familiar, movimentos familiares e guarda jovem da Igreja de São Francisco, estiveram presentes Maria Alessandra Veira Santos e seu esposo Ralison Alves Santos, coordenadores da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar.
No domingo padre Jucivaldo Peixoto de Almeida, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar da arquidiocese, presidiu a Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, e durante a sua homilia, refletiu fazendo um link entre a Semana Nacional da Família com a alegria em ser família, com a questão da fé, da vigilância e da prudência “a pastoral familiar tem uma importância muito grande na evangelização das famílias, todas as famílias de nosso Brasil, uma suma importância, podemos dizer, porque o próprio Deus, ao criar o homem e a mulher, criou com este objetivo, família.
O objetivo central da criação de Deus, para que assim o seu plano de salvação pudesse acontecer. A família, como sabemos, a célula da sociedade, tem esta grande missão de fazer acontecer a presença de Deus no mundo através dos seus filhos, da procriação, da continuidade da missão de Deus na humanidade com os filhos. E queremos com certeza com este tempo de júbilo fazer com que a família continue sendo o centro, a célula, continue sendo o motivo real de nós estarmos neste mundo, nesta vida, em prol do reino de Deus, trabalhando juntos, homens e mulheres, como família de Deus, na construção do reino de Deus”, disse padre Jucivaldo.
Para a coordenadora da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar é muito importante que se reflita sobre o papel da família. “Qualquer coisa que se faça, pensando nessa questão da família, é muito válida. Para mim é de suma importância e a Semana da Família é isso, é reflexão, é fazer com que a gente pare não só para refletir na comunidade, não só para refletir na igreja, mas também refletir em família, ter esse momento, que muitas vezes a gente não tira para a nossa família refletir junto”, disse Maria Alessandra Veira Santos.
Em Santarém, a programação nas paróquias são várias e irão encerrar na próxima sexta-feira, às 19h, com uma Celebração Eucarística na Igreja de Nossa Senhora das Graças.
Diocese de Abaetetuba – A Diocese de Abaetetuba celebrou, em todas as suas paróquias, o ‘19º Domingo do Tempo Comum’ juntamente com o ‘Dia dos Pais’, o ‘Dia dos Diáconos’ e o início da ‘Semana da Família’. Mas foi no início do mês, dia 3, que a coordenação do Regional Norte 2 da Pastoral Familiar, Carvalho e Luciana, ministraram um encontro de formação para paróquias que fazem parte da Região Episcopal São João XXIII, com o objetivo de aprofundar a fé, qualificar o serviço pastoral e oferecer novos recursos para o acolhimento e acompanhamento das famílias em cada comunidade, uma preparação para o início da Semana da Família.
No Santuário Diocesano Nossa Senhora de Nazaré, em Barcarena, a Santa Missa, no domingo (10), foi presidida pelo Padre Nadson Araújo e com a liturgia auxiliada pelo Diácono Braz Magno. Durante a celebração, o Círculo Bíblico Iluminados por Maria apresentou o convite e a camisa do ‘9º Caminhando com Maria’. Durante a celebração houve, também, um momento especial para homenagear todos os pais presentes “a exemplo de São José que recebeu a missão de cuidar de Jesus e de Maria, homenageamos, hoje, todos os pais de nossa paróquia para que permaneçam firmes na fé, sendo sinais vivos de amor e proteção. Feliz Dia dos Pais! Deus abençoe a todos!”, disse padre Nadson.
Diocese de Ponta de Pedras – A preparação para a ‘Semana da Família’ na Diocese de Ponta de Pedras iniciou no primeiro final de semana de julho, quando aconteceu a ‘Peregrinação das Famílias’ ao Santuário Glorioso São Sebastião, em São Sebastião da Boa Vista (PA), sob o tema ‘A esperança não decepciona’ (Rm 50,5) e o lema ‘Como famílias cristãs, caminhemos como peregrinos da esperança!’, a peregrinação recebeu famílias peregrinas de diversas comunidades do interior, além de peregrinos de outras paróquias. (Saiba mais no link https://cnbbn2.com.br/diocese-de-ponta-de-pedras-realiza-peregrinacao-das-familias-ao-santuario-glorioso-sao-sebastiao/ ), a missa de encerramento foi presidida por Dom Teodoro Mendes Tavares, bispo da Diocese de Ponta de Pedras.
Para o padre Randel Nogueira, vigário da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na vila de Ponta de Negra, município de Muaná, esta primeira Peregrinação das Famílias foi uma oportunidade ímpar para refletir sobre o papel central que as famílias ocupam na Igreja e na sociedade. “Sem a vocação familiar bem esclarecida, não há vocações sacerdotais nem religiosas. Daí a importância de cultivar e esclarecer sobre o papel das famílias no nosso tempo”, pontuou o sacerdote. A programação, efetivamente, da ‘Semana da Família’ iniciou neste segundo domingo de agosto, em todas as paroquias ligadas a Diocese.
Diocese de Óbidos – Uma vasta programação acontece nas paróquias e comunidades da Diocese de Óbidos, durante a ‘Semana Nacional da Família’, com destaque das visitas às famílias das comunidades para juntos participarem da ‘Hora da Família’ com encontros que tem como objetivo proporcionar momentos de estudo, reflexão e oração sobre a importância da família e da vivência dos valores cristãos. São momentos de interação para fortalecer os laços familiares e a espiritualidade de cada membro.
Diocese de Cametá – A Programação da Semana Nacional da Família na Diocese de Cametá, encerrou neste domingo, dia 17. No primeiro dia (10) todas as Pastorais da Família reuniram-se na ‘Missa para Famílias’, na Igreja Matriz de São João Batista, em Cametá (PA), e ao longo da semana, sempre às 19h30, acontece a Hora da Família em vários ambientes religiosos e residência dos casais coordenadores, assim como palestras nas escolas. No sábado pela manhã acontecerá uma Ação Solidária quando serão distribuídas cestas básicas às famílias carentes, e ao final do dia será realizado o ‘Terço em Família’. No domingo a Pastoral Familiar irá visitar o abrigo dos idosos pela manhã, e irão se reunir ao final da tarde, às 17h30, na Igreja Matriz de São João Batista para o encerramento da ‘Semana da Família 2025’.
Diocese de Macapá – A abertura da Semana Nacional da Família foi realizada nas paróquias da diocese, e no Santuário de Nossa Senhora de Fátima de responsabilidade da Pastoral Familiar, onde várias forças vivas do Setor Família estiveram presentes.
Mas o ponto alto da Semana Nacional da Família, aconteceu ontem, dia 16, às 16h30 quando o Setor Família da diocese reuniu as famílias de Macapá, em frente à Catedral Histórica de São José, para participar do ‘Jubileu das Famílias’ e foram acolhidas pela Banda do Exercito. Na programação esteve incluído peregrinação, oração do terço, e ao final os participantes reunira-se em um momento cultural para as famílias com arraial e apresentação de bandas católicas
Diocese de Castanhal – Neste despertar como peregrinos de Esperança, a Pastoral Familiar da Diocese de Castanhal articulou e investiu na formação das equipes de pastoral nas paróquias, realizando encontros e conferenciando sobre a importância de um olhar com ternura e despertar da consciência do papel transformador que as famílias têm na sociedade.
O objeto dos estudos foi fundamentado no subsídio Hora da Família, lançado e oferecido pela CNBB à toda Igreja, onde os conteúdos temáticos, entre outros: a vocação e a família como comunidade de fé, querem envolver todo o grupo familiar, buscando aprofundar a fé e integrar às famílias na convivência comunitária.
Para Silene Leite e o Diácono Gilvam Gomes, casal coordenador da Pastoral Familiar na Diocese, a Semana da Família chega como um tempo de graça para todas as famílias, principalmente, aquelas que estão distantes do Senhor e que tem a oportunidade de caminhar como Igreja, buscando realizar os sacramentos e viver intensamente a oração, com o coração cheio de Esperança e gestos concretos de caridade.
Celebrações, caminhadas, carreatas e momentos de convivência fraterna nas comunidades paroquiais estão em pauta durante toda a Semana que vai até o próximo domingo, dia 17, e quando também, a Pastoral Familiar iniciará a preparação do Jubileu das Famílias, que vai acontecer em 21 de setembro, em Castanhal.
Diocese de Marabá – A Semana da Família na Diocese de Marabá iniciou no sábado (9) com uma peregrinação do ‘Jubileu das Famílias’, que iniciou às 18h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus Marabá, e prosseguiu até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Às 19h30 ocorreu a Santa Missa de envio para a missão da Semana Nacional da Família, que foi presidida por Dom Vital Corbellini, bispo da Diocese de Marabá.
Prelazia do Marajó – Na Prelazia do Marajó a Semana da família iniciou no domingo com uma Celebração Eucarística, e em todas as paróquias está sendo trabalhado o subsídio ‘Hora da Família’, ao longo da semana.
“Nós estamos aqui na Prelazia do Marajó motivando todas as paróquias para que utilizem o subsídio da Pastoral Familiar, para que as famílias se encontrem, rezem, dialoguem e reflitam sobre esta vocação que Deus chamou homem e mulher para constituir uma família. E desse encontro do amor entre um homem e uma mulher são gerados os filhos. Essa é a nossa grande missão na igreja como família, fortalecer aquilo que a igreja sempre ensinou, de que a família é igreja doméstica, onde as pessoas, os filhos, recebem a primeira catequese, primeira formação religiosa para a vivência da fé depois a igreja. A família é também escola de humanização, é na família que a gente aprende a ser gente, a ser pessoa humana a saber conviver com outras pessoas e a igreja ainda diz que a família é sementeira de vocações ou seja, é na família que as vocações se desenvolvem.
Então, essa semana quer ser também esse espaço de fortalecer essa consciência sobre o que a família é, e claro, acima de tudo, a família, a igreja diz, é o lugar por excelência onde se vive o amor, o amor entre os esposos, o amor entre pais e filhos, o amor entre filhos, entre irmãos. E assim podemos contribuir a partir da família para o mundo onde se viva mais o amor. Que Deus abençoe todas as famílias do Regional Norte 2, onde a Prelazia do Marajó se encontra inserida, e todas as famílias da Prelazia do Marajó, de todas as nossas paróquias e comunidades”, disse Dom José Ionilton Lisboa, bispo da Prelazia do Marajó.
Prelazia do Alto Xingu – Durante uma das celebrações de início da Semana da Família que aconteceram nas paróquias da Prelazia do Alto Xingu Tucumã, Dom Jesús María Mauléon, bispo da Prelazia, deixou uma mensagem a todas as famílias “Pela graça de Deus, pela presença deste povo que celebra a nossa família e por toda a alegria partilhada, testemunhada, prezada e amada. Que o Senhor possa estar motivando a cada dia mais as pastorais da família, e que sigamos o exemplo de sua vida, desde o diálogo, o perdão e o amor. Viva a família”.
Diocese de Xingu Altamira – Durante o ‘Reunião dos Coordenadores de Pastorais, Grupos e Movimentos’ da Diocese de Xingu Altamira, que aconteceu no sábado (9), no Centro de Formação Bethânia, em Altamira, o padre Fritz, vigário da diocese, representou a Pastoral Familiar, e em sua fala apresentou os caminhos que a pastoral está trilhando, refletiu sobre os desafios e reforçou que, com fé em Jesus Cristo, é possível colher bons frutos para as famílias e para a missão da Igreja. Sua apresentação foi uma preparação para que os presentes pudessem refletir e vivenciar melhor a ‘Semana da Família’. E no domingo, as paróquias celebraram o Dia dos Pais e o Início da Semana Nacional da Família.
Prelazia de Itaituba – A Semana Nacional da Família foi celebrada nas paróquias da Prelazia de Itaituba, e Dom Wilmar Santin, bispo da prelazia, escreveu em seu artigo (https://cnbbn2.com.br/semana-nacional-da-familia-2025-um-tempo-de-esperanca-e-renovacao/) ‘Semana Nacional da Família 2025: Um Tempo de Esperança e Renovação’, que “a Semana Nacional da Família é um convite à renovação da fé e do amor familiar, alinhada com o Jubileu Ordinário da Esperança. As famílias são chamadas a serem sinais da presença de Deus, aprendendo a amar, perdoar e servir. Paróquias e comunidades promovem encontros e reflexões, utilizando materiais como o subsídio Ser Família 2025. A semana coincide com o Dia dos Pais, reconhecendo a vocação paterna. O Papa Francisco nos lembra que, mesmo com fragilidades, as famílias podem ser sinais da ternura de Deus, sendo um tempo de cura e escuta vocacional. O objetivo é que as famílias caminhem com esperança, guiadas pelo Evangelho”, escreveu Dom Wilmar.
Arquidiocese de Belém – Em todas as regionais da CNBB, a Semana da Família ocorre até o sábado, dia 16, porém, no Regional Norte 2 as celebrações pela Semana dedicada a Família irão se estender até o final do mês de agosto, quando, no domingo, dia 31, será realizado pela Arquidiocese de Belém ‘A Caminhada pela Vida e pela Família’. A iniciativa, que já se tornou tradição, reúne milhares de pessoas em defesa dos valores familiares e em louvor a Jesus Cristo. Além de Belém, a Pastoral Familiar das demais Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do Regional Norte 2 realizarão caminhadas, encontros, palestras e momentos de reflexão ao longo de sua jornada de trabalho junto as suas comunidades, não fazendo do momento, um evento isolado, mas sim um processo contínuo de acompanhamento e fortalecimento dos laços familiares.
Acesse o instagram do Regional Norte 2 para ver a cobertura fotografica https://www.instagram.com/cnbbn2/
…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/