Acontece no próximo domingo, 28, o 1º Seminário em Defesa da Vida que abordará a temática: “Tráfico Humano e Violência Sexual”. O evento acontece no Salão Paroquial de São Raimundo Nonato, no Umarizal, e é promovido pela Pastoral Familiar do Regional Norte 2 (Pará e Amapá) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
De acordo com Luciana Limão, coordenadora regional da Pastoral Familiar, o objetivo do Seminário é o esclarecimento e envolvimento dos leigos da Igreja em problemas sociais de nossa região. “A nossa preocupação é esclarecer esse tema a todas as pessoas que atuam na Igreja, de modo que fiquem atentas a esses crimes e os denunciem, lutando pela dignidade da pessoa humana em todas as dimensões”.
A programação inicia às 08h e segue até às 18h00. Haverão várias palestras e a presença de alguns sacerdotes da Arquidiocese de Belém, entre eles o Pe. Idamor da Mota Júnior, referencial da Pastoral Familiar na Arquidiocese. A expectativa é que participem diversas pessoas vindas de outras dioceses do Regional Norte 2, tais como: Abaetetuba, Marabá, Macapá e das Prelazias de Itaituba e do Marajó. A estimativa total é de 200 participantes.
A coordenadora regional da Comissão Justiça e Paz da CNBB, Henriqueta Cavalcante, deverá participar do evento e partilhar conhecimentos acerca do trabalho realizado pela comissão no combate ao tráfico de pessoas, que vitimiza, na maioria das vezes, crianças e adolescentes. A temática da violência sexual será abordado pela juíza do trabalho, Elinay Ferreira de Melo e pela professora Nayara Lima, do grupo de pesquisas e estudos sobre a formação de professores na perspectiva da inclusão (Includere).
O evento é aberto a todos os interessados, sobretudo agentes de pastoral da Igreja Católica, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 25 que inclui lanches e certificado do Seminário a ser emitido pela Universidade Federal do Pará, através do grupo de pesquisa “Includere”.
A inscrições podem ser realizadas às terças e quintas pela manhã, na sede da CNBB N2 (Travessa Barão do Triunfo, 3151, entre Almirante Barroso e Rômulo Maiorana) ou nas Secretarias Paroquiais da Basílica Santuário de Nazaré, Paróquia Santa Paula Frassinetti, em Ananindeua, e Paróquia Santo Antônio de Lisboa, na Batista Campos. Mais informações: 98354 8770 / 98717 6453.