No último dia 15 de agosto, o Seminário Nossa Senhora da Assunção, da Diocese de Ponta de Pedras, celebrou a solenidade de sua padroeira com uma missa presidida pelo bispo diocesano, dom Teodoro Mendes Tavares, e concelebrada por vários sacerdotes. A celebração teve início às 18h e contou com a participação de seminaristas de outras casas de formação, benfeitores do seminário e marajoaras que residem em Belém.
A celebração também foi marcada pela crisma do Seminarista Eduardo Lima. Além disso, outros cinco seminaristas receberam a Admissão às Ordens Sacras. São eles: Marieldon Mendes, Nicanor dos Santos, Odmilson Rodrigues, Rubens Reis e Silas do Nascimento. O seminarista Zacarias Machado, que está no terceiro ano de teologia, recebeu o ministério do acolitato.
Ao final da celebração, Dom Teodoro agradeceu às muitas pessoas que se dedicam a ajudar na formação dos futuros sacerdotes, seja de forma material ou espiritual, ressaltando as dificuldades que se impõe ao processo formativo, como a falta de recursos financeiros e humanos. Após a celebração, houve um momento de confraternização entre os presentes.
O Seminário Maior Nossa Senhora da Assunção foi fundado pelo primeiro bispo diocesano de Ponta de Pedras, dom Ângelo Maria Rivato, em 10 de março de 1990, com o objetivo de formar sacerdotes marajoaras para atuar no Marajó, tendo em vista que, naquela época, os padres que atuavam na região eram em sua maioria estrangeiros. Atualmente quinze seminaristas residem no seminário, tendo como reitor o Pe. Antonio Cardoso.
Com informações do Seminário Assunção