Seminaristas do Regional Norte 2 participam da da I Experiência Vocacional Missionária Nacional que acontece de 05 a 17 de janeiro de 2023 em Manaus-AM. São 15 jovens da Arquidiocese de Santarém (2), Diocese de Abaetetuba (5), Diocese de Ponta de Pedras (2), Diocese de Castanhal (5) e a Congregação da Missão (1). O Seminarista Samuel Menezes, coordenador do COMISE Norte 2 partilha essa experiência.

PÉS A CAMINHO: I EXPERIÊNCIA VOCACIONAL-MISSIONÁRIA NACIONAL “CRISTO APONTA PARA A AMAZÔNIA”

Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), a Coordenação Nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realizam entre os dias 05 a 17 de janeiro de 2023 o Projeto Pés a Caminho, que consiste na 1ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional de seminaristas, reitores, formadores e da juventude missionária. O local geográfico escolhido foi justamente no coração da Amazônia, mais precisamente a Arquidiocese de Manaus – AM.

A escolha do lugar levou em consideração propositalmente a atenção que a Igreja vem dando ultimamente e de modo especial à realidade amazônica. Assim, a experiência está proporcionando aos participantes a oportunidade de encontrar na missão o sentido verdadeiro da sua vocação, bem como está despertando o ardente desejo de se colocarem sempre a serviço, disponíveis para a missão da Igreja onde quer que estejam, de forma sempre muito generosa. Somos 280 missionários de todo o país, representantes provenientes de todos os regionais da CNBB, religiosos e religiosas de diferentes congregações e jovens que compõem a Juventude Missionária, todos unidos com o mesmo propósito de colaborar na missão de Deus nestas terras a qual fomos chamados.

A equipe organizadora do projeto, de forma muito suave, simples e organizada, está proporcionando uma programação muito rica que passa desde o celebrar o reencontro dos discípulos missionários, que é justamente a acolhida dos mais diversos missionários, passando pelo contemplar, momento em que pudemos ser apresentados a essa realidade com formações expositivas, para então assim adentrarmos no Agir do discípulo missionário. Divididos entre os 27 locais propostos, em grupos, desde a Arquidiocese de Manaus, passando pela Diocese de Coari e a Prelazia de Itacoatiara, temos a oportunidade de tocar este solo sagrado, nas periferias, junto aos ribeirinhos, com os indígenas, conhecendo os projetos sociais, visitando os idosos e enfermos, celebrando a Palavra e a Eucaristia, participando daquilo que a comunidade oferece. Enfim, estamos vivendo um pouco do que o povo de Deus vive, andando de barco, moto, bicicleta e a pé, percebendo que essa experiência, além de ser elemento do processo de crescimento humano e espiritual, é também um valioso e indispensável meio para a formação da mentalidade e coração missionários do seguidor de Jesus Cristo. Ainda teremos a oportunidade de celebrar do discípulo missionário, onde poderemos, junto às comunidades, refletir e celebrar tudo aquilo que vivenciamos durante o agir.

Ao final de todo essa missão, poderemos todos, novamente reunidos, avaliar esta primeira experiência vocacional-missionária de maneira geral, e assim, caminhando para a conclusão, retornarmos para os nossos locais de origem. Pedimos que Nossa Senhora da Conceição, a Virgem Senhora da Amazônia nos acompanhe e proteja.

 

Fotos: ASCOM COMISE Norte 2