A Diocese de Bragança, no dia 03 de novembro de 2022, através do seu Serviço de Proteção de Crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, realizou a primeira reunião para a apresentação do Serviço de Proteção e suas Diretrizes Diocesanas. O Serviço de Proteção teve seu decreto divulgado no dia 31 de maio de 2022 para atuar no território eclesial da Diocese de Bragança. Tem por missão a escuta e acolhimento das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis vítimas de abuso sexual. Buscará promover uma educação de prevenção e enfrentamento do abuso sexual dentro da Diocese de Bragança e caminhar em parceria com o poder público.

Estiveram presentes na reunião: os Bispos da Diocese D. Jesus e D. Possidônio, os membros do Serviço Diocesano de Proteção das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, ministros ordenados, as Irmãs Teresitas, representantes do Município de Bragança (SEMED e SEMTRAPS), do Município de Capitão Poço, do Município de Nova Esperança do Piriá, dos Conselhos de Direito de Bragança (CMDCA e CAE), dos órgãos de defesa da criança e do adolescente de Bragança (Conselho Tutelar I e II), bem como das Pastorais/Movimentos/Serviços (Conselho Pastoral dos Pescadores, Pastoral da Criança, Renovação Carismática Católica, Comissão de Justiça e Paz, funcionários da Cúria Diocesana).

Como irmãos e irmãs, todos juntos, construindo redes de prevenção e enfrentamento dos casos de abuso sexual dentro da Diocese de Bragança.