por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese

Durante o mês de setembro, dedicado à conscientização sobre a saúde mental e à prevenção do suicídio, o Setor de Psicologia da Arquidiocese de Santarém promoveu diversas atividades voltadas ao cuidado emocional. Entre elas, destacaram-se a escuta psicológica, sessões de psicoterapia, palestras educativas, rodas de conversa, orientações psicológicas, além de mensagens motivacionais e dicas sobre a importância de cuidar da saúde de forma integral.

As atividades do Setor de Psicologia, realizadas nesse período, alcançaram 458 pessoas. Entre os atendimentos oferecidos, destacam-se:

  • Escuta psicológica: atendimento de 40 novos casos para o acompanhamento psicológico;
  • Palestra psicoeducativa: Atividade para 55 pessoas na Área Pastoral Santa Rita de Cássia;
  • Orientação psicológica e roda de conversa no grupo GEV na Paróquia São Francisco. Orientar. Público atingido: 123 pessoas;
  • Atendimento psicológico: encaminhamento na vila de Curuai, região do Lago Grande, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Foram atendidas 16 pessoas;
  • Palestra de Psicossocial Riscos e Prevenções no ambiente de trabalho em uma empresa de Santarém: 224 pessoas foram atendidas.

A coordenadora do setor, psicóloga Rita Guimarães, destacou que “os atendimentos proporcionaram estratégias e possibilidades ao fenômeno do aspecto psicológico, para auxiliar as pessoas que estão em situação de adoecimento psíquico”.

“A escuta possibilitou um acolhimento saudável com a sensação de bem-estar e a valorização da importância de cuidar da vida. Foram abordados vários subsídios em favor da saúde mental e emocional, onde o apoio psicológico se torna fundamental para a compreensão e a modificação de pensamentos, comportamentos”, frisou Rita Guimarães. 

A psicóloga destacou que os desafios para dar continuidade aos atendimentos de saúde mental foram grandes, principalmente em relação à prevenção e ao tratamento. Ressaltou também a importância de contribuir com o conhecimento científico, trazendo novos métodos para esse processo. No entanto, ela observou que ainda é necessário investir na psicoeducação, a fim de que as pessoas compreendam a importância de aderir tanto à prevenção quanto ao tratamento psicológico.

No entanto, os cuidados com a saúde mental não se encerraram no mês de setembro. “Esta atenção deve ser dada durante o ano todo. O mês de setembro é dedicado como um período de chamar a atenção da sociedade sobre a importância de prevenção ao suicídio, ou seja, o cuidar de si e do outro é a qualquer tempo. Se não estiver se sentindo bem, deve procurar ajuda psicológica”, alertou a psicóloga da Arquidiocese de Santarém.

Quem estiver necessitando de apoio psicológico, o Setor de Psicologia da Arquidiocese de Santarém realiza atendimentos gratuitos de segunda a sexta-feira, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, das 8h às 12h. A idade mínima é de 14 anos. Os agendamentos devem ser feitos no seguinte contato: (93) 99170-4305.

……

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/