por Marcos Moraes / Coordenador do Setor Juventude
O Setor Juventude da Arquidiocese de Santarém, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana, realizou na manhã do último sábado, 05 de abril, uma ação prática de limpeza de horto, coleta e replicação das plantas medicinais, no Centro de Formação Emaús. A atividade foi denominada de “Jovens na CF”.
A Arquidiocese, no seu Plano Pastoral, enfatizou a defesa da vida e dos povos da Amazônia, priorizando políticas públicas e promovendo a agroecologia e a sacralidade da criação ambiental nas comunidades. Em parceria da Cáritas com a Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, desenvolve o projeto Farmácia Viva, que reflete os princípios das encíclicas “Laudato Si'” e “Laudate Deum”, evidenciando a interconexão entre cuidado ambiental, promoção da saúde e compromisso social, e busca melhorar a saúde pública, aliviando estresse, ansiedade e insônia através das plantas medicinais.
Para Cleiciane Silva, coordenadora do Coral Jovem da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, “o momento que tivemos promoveu a fraternidade humana e a vida em comunidade. Que também incentiva a conversão ecológica e o cuidado com a Casa Comum. É importante a conversão comunitária e social, destacando a responsabilidade coletiva de cuidar e preservar a criação. O gesto simbólico de plantar, cuidar, reflete o compromisso da Igreja em educar e promover iniciativas práticas voltadas para a preservação ambiental”.
Segundo o coordenador do Setor Juventude, Marcos Moraes, a atividade motiva os jovens a se envolverem em projetos e ações que promovam a fraternidade e o cuidado com a vida. “É um momento de conhecer o projeto FarmaFittos, que nossa Arquidiocese, através da Cáritas, desenvolve em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará, para que eles possam também ter contato direto com as plantas e a terra, principalmente neste tempo em que a Campanha da Fraternidade enfatiza a temática da ecologia integral”, destacou Marcos.
Após os jovens terem contato com as plantas no horto, aconteceu a Celebração “Deus viu que tudo era muito”, realizada pelo Setor Juventude, onde foi refletido sobre a Campanha da Fraternidade 2025. A reflexão foi conduzida por Paulo Ramos e com a iluminação bíblica do livro de Gênesis, que narra a criação do mundo.
A atividade “Jovens na CF” foi em sintonia com a Campanha da Fraternidade, que este ano reflete o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom.” (Gênesis 1, 31).