por Luiz Nascimento / ASCOM do Círio da Conceição 2025

A Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição apresenta o tema para reflexão do Círio 2026 da Padroeira da Arquidiocese de Santarém: “Maria Imaculada, Mãe do Povo Fiel”, inspirado na recente nota doutrinária do Papa Leão XIV, intitulada Mater Populi Fidelis.

De acordo com a nota, o Santo Padre exorta que Maria Imaculada, a primeira discípula, é a Mãe de Jesus e, igualmente, Mãe de todos os que creem em Cristo. Na Cruz, Jesus a confia aos fiéis, como Mãe que conduz seus filhos, pois não deseja que caminhem sem um amparo maternal. Maria se revela como Mãe fiel, acolhendo todos os que vivem a fé, e ao mesmo tempo, como Mãe dos discípulos amados que recebem acolhida na Igreja. Esses discípulos, convocados por Deus, são enviados como missionários e missionárias de sua evangelização, não como indivíduos isolados, mas como um Povo em caminhada.

A nota ressalta que Maria deseja caminhar sempre ao lado do seu povo, permanecer próxima e oferecer sua intercessão e amor. Ela é a Mãe do Povo fiel que, movida por ternura, caminha entre as pessoas e cuida de suas angústias e vicissitudes.

O Povo fiel, ao se aproximar de Maria, não se distancia de Cristo nem do Evangelho. Nele, muitos reconhecem no rosto materno de Maria todos os mistérios do Evangelho: o Senhor que busca o perdido, que vem ao encontro com braços abertos, que se detém, inclina-se e ergue os aflitos, que ama e não condena.

No rosto materno de Maria, muitos pobres identificam o Senhor que derruba os poderosos de seus tronos e exalta os humildes, é nesse rosto que se canta o mistério da Encarnação. No semblante da Mãe transpassada pela espada, o Povo de Deus reconhece o mistério da Cruz; mas, iluminado pela luz pascal, percebe que Cristo vive. Ela, que acolheu o Espírito Santo em plenitude, sustentou os apóstolos em oração no cenáculo. Assim, a fé de Maria é apresentada como um testemunho apostólico da Igreja, convertendo-se de forma contínua na fé do Povo de Deus em jornada. O povo simples e pobre reconhece que Maria caminha junto, e por isso recorre a Ela como Mãe buscando amparo e auxílio.

A Diretoria destaca que o tema busca inspirar os fiéis a refletir sobre a pertença a Deus por meio da fidelidade e do acolhimento amoroso que se revela aos pés da Cruz. Que Maria Imaculada seja reconhecida como Mãe do Povo fiel e que os fiéis sintam-se como seus filhos, unidos sob seu olhar maternal.

….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/