por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
A Basílica de São Pedro, no Vaticano, inaugurou a exposição imersiva “Pétros ení”, uma experiência que une espiritualidade, arte e tecnologia, permitindo aos visitantes explorar a história da Basílica e a vida de São Pedro de uma forma totalmente inovadora. Com a digitalização da Basílica em 3D, através de mais de 400 mil fotografias e o uso de inteligência artificial, a exposição oferece um “gêmeo digital” da Basílica, acessível a peregrinos e turistas de todo o mundo.
A exposição “Pétros ení” (“Pedro está aqui”) leva os visitantes a uma viagem através da história da Basílica de São Pedro, desde suas origens até as evoluções ao longo dos séculos. Localizada nas “Salas Octogonais”, espaços abertos ao público pela primeira vez, a mostra apresenta os aspectos chave da evolução da Basílica, combinando arte, espiritualidade e tecnologia de maneira inédita.
O projeto é resultado de uma colaboração entre a Fabbrica di San Pietro, Microsoft, Iconem, Dadada e outros parceiros internacionais. A digitalização da Basílica permite que os visitantes admirem e interajam com pontos inacessíveis, proporcionando uma experiência única e enriquecedora.
A exposição “Pétros ení” está aberta ao público e oferece uma oportunidade única de explorar a história e a beleza da Basílica de São Pedro através de uma experiência digital inovadora. A visita é permitida todos os dias e os ingressos podem ser adquiridos no site oficial ou no local
INFORMAÇÕES SOBRE ENTRADAS
8h30 às 17h – Diariamente (com possíveis suspensões durante as celebrações litúrgicas nos altares principais)
Acesso pode ser feito:
– Diretamente do interior da Basílica, através do elevador no túmulo do Papa Clemente XIII Rezzonico.
– Do exterior, através da área de acolhimento localizada sob o adro.