Nesta sexta feira (17/08), ocorre o início do VII Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que será realizado na cidade de Santarém e irá até o domingo (19/08). Será um espaço de debates e reflexões sobre a temática “CEBs e os desafios do mundo urbano”. O tema mergulhará no desafiador mundo urbano das mudanças que se apresentam na sociedade. As discussões expressam a unidade da Igreja no Brasil, que no início deste ano foi abordado no grande Encontrão realizado, em Londrina, no Paraná.

A proposta do VII Encontro Diocesano é que os participantes possam renovar as energias para dinamizar a atuação da Igreja, tanto na animação das comunidades cristãs quanto na organização popular diante das discussões de temas urgentes na vida das pessoas.

Participarão os delegados membros das CEBs, representando as 12 Regiões pastorais existentes na Diocese de Santarém, envolvendo os demais municípios que a formam. Estão inscritos 475 pessoas e muitos participarão como voluntários nas equipes de serviço.

A programação será realizada em lugares diferentes. Haverá o local central (na Igreja de São Sebastião) para reunir todos na abertura e no encerramento, e outros cinco pontos de concentração distribuídos pelos bairros de Santarém.

Nos bairros irão funcionar as Bajaras (lugares das atividades com os delegados nos bairros). São cinco, correspondentes às Regiões Pastorais existentes na área urbana da cidade. A Bajara 1 funcionará na Igreja do Santíssimo, a 2 na Igreja de Cristo Libertador (Interventoria); Bajara 3 em São Francisco de Assis (Caranazal); Bajara 4 na Igreja Sagrada Família (Aeroporto Velho) e Bajara 5 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Santarenzinho).

Histórico

O último Encontro Diocesano das CEBs foi realizado há oito anos, em julho de 2010.

São mais de 500 pessoas envolvidas, entre os delegados dos sete municípios que formam a Diocese de Santarém e as equipes de serviço.

Programação

A abertura da programação, nesta sexta-feira, começa às 8h30 na Igreja São Sebastião. Haverá momento da acolhida dos delegados das Regiões Pastorais e a celebração de abertura. Haverá um momento para análise da realidade do mundo urbano a partir dos aspectos econômico, social, político e eclesial, com a presença de assessores da Diocese de Santarém.

A partir das 11h45, os participantes vão para as cinco Regiões Pastorais da Cidade, onde funcionarão as Bajaras. Nesses locais, serão realizadas as atividades da sexta-feira à tarde, sábado e domingo pela manhã.

Além da reflexão sobre o ano do laicato, haverá a apresentação da Carta oficial do encontro, Lançamento do Plano Diocesano de Pastoral e uma Caminhada  com a Imagem Oficial do Círio de Nossa Senhora da Conceição até o elevado da Matriz, onde será a  celebração da Santa Missa de encerramento as 18, no domingo.