
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
O Vaticano se prepara para receber a oitava edição da tradicional Exposição Internacional “100 Presépios no Vaticano”, um evento cultural que integra a Rassegna cultural ‘Giubileo è cultura’. A mostra, que celebra a criatividade artística global na representação do Nascimento de Jesus, será inaugurada na próxima segunda-feira, 8 de dezembro.
O cenário escolhido para receber as obras é o emblemático Colunato de Bernini, na Praça de São Pedro, um espaço que, anualmente, emoldura os presépios, convidando os visitantes a se maravilharem com a cena tradicional e a renderem graças pelo Ano Santo.
A cerimônia de abertura será conduzida por S.E.R. Monsenhor Rino Fisichella, Pro-Prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pela organização do Jubileu, na presença de membros do Dicastério. A celebração será enriquecida com uma representação folclórica tradicional organizada pela Embaixada do México junto à Santa Sé.
Um Mosaico Global de Fé e Arte
Este ano, a exposição contará com a participação recorde de 132 presépios, trazidos por artistas de 23 países ao redor do mundo. Entre as nações participantes, destacam-se diversos países europeus como Itália, França, Croácia, Polônia, Hungria, Eslováquia, Eslovênia, Romênia e Suíça, além de representantes globais como Estados Unidos, Peru, Eritreia e Coreia. Venezuela, Taiwan, Brasil, Japão, Filipinas, Indonésia e Paraguai também estão entre os países representados, muitos deles através de suas respectivas Embaixadas junto à Santa Sé.
Os presépios exibem uma notável diversidade de materiais e conceitos, fugindo do convencional. Os visitantes poderão admirar obras criadas com papel japonês, seda, resina, isopor, lã, fibra de coco e banana, e até vidro. Entre as peças mais singulares, encontram-se um presépio feito em um tonel de curtume, outro reproduzido na parte frontal de um ônibus ATAC, um presépio mecânico e uma representação de grandes dimensões retratando uma “Roma desaparecida”.
Informações Práticas para os Visitantes
A Mostra permanecerá aberta ao público, com entrada franca e sem necessidade de reserva, de 8 de dezembro a 8 de janeiro de 2026. O horário de funcionamento será diário, das 10h às 19h. Contudo, haverá um ajuste no horário de encerramento nos dias 24 e 31 de dezembro, quando as atividades terminarão mais cedo, às 17h. O último acesso ao local será sempre permitido 15 minutos antes do horário de fechamento.
Voluntários do Dicastério para a Evangelização estarão presentes durante todo o período da exposição para acolher e orientar os visitantes.
A infraestrutura que emoldura a entrada da mostra, com imponentes painéis maxi-led adjacentes ao Colunato de Bernini, foi uma cortesia da Urban Vision Group, que atua como Official Supporter do Jubileu 2025, oferecendo uma contribuição tecnológica de impacto para a experiência do visitante.
Gianluca De Marchi, CEO da Urban Vision Group, destacou o significado do apoio. “Apoiar um evento como ‘100 Presépios no Vaticano’ é uma grande honra. É um chamado à nossa Fé e às origens do Natal. Há mais de vinte anos dedicamo-nos à tutela e regeneração do patrimônio histórico, eclesiástico e artístico de nossas cidades. Hoje, através da inovação tecnológica, colocamos nossa experiência a serviço da comunidade de crentes, inserindo-nos em um percurso espiritual e cultural que une histórias, tradições e povos de todo o mundo, dando continuidade ao nosso amplo empenho dedicado ao Jubileu 2025”.
…
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/