Leigos e leigas de várias cidades do mundo virão participar do Congresso Continental de Laicos que acontece de 2 a 4 de novembro, no Centro de formação  Mariápolis, em São Paulo. O evento é uma organização do Conselho Episcopal Latino – Americano – CELAM, juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB que está fazendo todo o processo organizativo e operacional desse evento no país.

“A importância do evento é porque propiciará aos cristãos leigos e leigos na América latina e do Caribe estabelecerem um processo de articulação e responder ao desafio que o papa Francisco nos chama de colocarmos uma Igreja em saída”, ressaltou Marilza Schuina presidente do CNLB.

Em 2017, o CELAM organizou três pré-congressos sobre os leigos nas regiões: Cone Sul (Buenos Aires), países bolivarianos (Chosica, Peru) e CAMEXPA (San Salvador). Representantes dos Conselhos nacionais participaram e tiveram a oportunidade de aprofundar na carta que o Santo Padre Francisco dirigiu à Pontifícia Comissão para a América Latina em 2016, e que resultaram no Congresso Continental que ocorrerá em novembro. “Cristãos leigos e leigas sujeitos da Igreja e da sociedade a serviço do reino”, concluiu Marilza.

A iniciativa sólida da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB do episcopado brasileiro de que 2018 é o ano do laicato, a Igreja celebra o que papa Francisco reafirma: “Em virtude do Batismo recebido, os fiéis leigos são protagonistas na obra de evangelização e promoção humana”.

O objetivo geral do ano do Laicato é: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Data: de 02 a 4 de novembro

Local: Centro de formação Mariápolis em São Paulo.

Por: Carol Franco  (91) 98939-3034