De Diocese de Castanhal
“Também a minha Família é Sagrada”, é uma das temáticas anunciadas pela Diocese de Castanhal no Ano da Família.
Dom Carlos Verzeletti, bispo diocesano, anunciou que fará a abertura oficial do Ano da Família no próximo dia 21, juntamente a todas as 36 paróquias que fazem parte da diocese. Tudo está sendo preparado e mobilizado para viver intensamente o Ano da Família. As novenas, em louvor a São José – Santo Padroeiro Universal da Igreja – têm sido de uma profunda espiritualidade. Pequenos grupos, nas famílias ou em comunidades, se reúnem, obedecendo os protocolos de prevenção ao covid-19, e refletem o relacionamento de comunhão entre São José, o pai amoroso, e Jesus, no seio familiar.
Outro jeito de viver esta preparação são os outdoors, afixados nas sedes dos 25 municípios de toda a região geográfica da diocese. São uma iniciativa de dom Carlos e dos párocos. Nesses outdoors é destaque o slogan :“ Também minha Família é Sagrada”. A estampa é do mosaicista e artista em arte sacra, Erasmo de Abreu, que conferenciou à Pascom sobre o olhar evangelizador dessa arte, semelhante àquela impressa na Carta Pastoral 2021, com o tema da diocese: “Sozinhos não dá, só dá COM”, agora, COM a Família. A imagem mostra um barco e, dentro dele, uma família, que faz corpo com Cristo. É a Igreja apresentada dentro da casa.
A diocese oferece o direcionamento para que o encontro aconteça nas Pequenas Comunidades e nas Famílias. É um conteúdo bem vasto e denso, gostoso de trabalhar dentro daquilo que a diocese propõe neste ano.
Na festa de São de José, dia 19 de março, o Papa Francisco fará a abertura do Ano “Família Amoris Laetitia”, evento que culminará em junho de 2022, em Roma com o sumo Pontífice, durante o Encontro Mundial das Famílias.
Pascom Diocese de Castanhal
Foto: Vania Sagresti