A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil esclarece que a música “Pan-Amazônia ancestral” não é o hino oficial do Sínodo para a Amazônia. A canção, composta e produzida pelo artista Antônio Cardoso, é uma obra de cunho pessoal e fruto de sua própria experiência.

Em nenhum momento foi realizada uma composição específica ou aprovada qualquer letra e música pela Secretaria Geral do Sínodo como hino oficial do evento que será realizado em outubro no Vaticano.

Ao longo do processo das escutas em vista do Sínodo para a Amazônia muito material foi produzido pelas comunidades, dentre elas diversas expressões artísticas e culturais, o que para nós é motivo de graça e de celebração. Contudo, reforçamos que nenhum desses frutos trata-se ou pode ser considerado como oficial do Sínodo.

Manifestamos, portanto, nosso apreço aos tantos artistas da Pan-Amazônia que ao longo da história vêm traduzindo na cultura a vida experimentada naquele solo sagrado e reiteramos a afirmativa de que não existe um hino oficial do Sínodo, colocando-nos à inteira disposição para as explicações que se fizerem necessárias.