Foi realizada pela Diocese de Ponta de Pedras, entre os dias 25 e 26 de maio, a quarta Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Muaná. O evento anual reúne sacerdotes e fiéis de todas as 7 paróquias que formam a diocese marajoara.
Neste ano, a peregrinação teve como tema: “Dízimo: testemunho de fé e compromisso com a Igreja”, fazendo referência ao Ano Diocesano do Dízimo, que está sendo vivenciado pela diocese em 2019. Uma das principais atrações do evento foi a presença da relíquia de primeiro grau de Santa Faustina, que chegou à diocese em março passado, vinda da Polônia. Esta foi a primeira vez que o município de Muaná recebeu a relíquia da santa.
A programação do evento começou no sábado a tarde com a chegada das delegações das paróquias, as quais foram recepcionadas por equipes de recepção e hospedagem. Às 18h30 teve início uma procissão luminosa, saindo da Igreja Matriz até o Santuário, onde o bispo diocesano, dom Teodoro Mendes Tavares, presidiu Santa Missa que foi concelebrada pelo clero diocesano. O templo esteve completamente lotado. Em sua homilia, Dom Teodoro destacou, entre outras coisas, os avanços pastorais já alcançados pela Diocese, como a presença de sacerdotes em todas as paróquias e o número significativo de formandos no Seminário.
Após a Missa, houve um show com o Grupo Chagas de Cristo. No domingo, ocorreu uma palestra sobre o Ano Diocesano do Dízimo, proferida pelo Pe. Silvio Santos. Após esse momento, foi exposto o Santíssimo Sacramento e deu-se início à Adoração juntamente com as confissões. Para encerrar a programação, foi celebrada a Santa Missa, às 10h. Em seguida, houve o lançamento oficial do novo livro de cânticos da Diocese, que a partir de agora sistematiza os cantos adotados nas celebrações litúrgicas na vida das comunidades.
Com informações da Diocese de Ponta de Pedras