O Papa Francisco enviou na manhã desta quarta-feira, 16, uma carta de saudação a todos os fiéis de Marabá pelos festejos de 40 anos de Criação da Diocese celebrados nesta data. A notícia foi compartilhada com alegria pelo bispo diocesano, dom Vital Corbellini, que também lançou artigo sobre a celebração histórica.

A Diocese de Marabá possui uma extensão geográfica de 81.832 km². Inicialmente, todos os municípios que hoje a compõem pertenciam à Prelazia de Santíssima Conceição do Araguaia, criada em 1911 e confiada à Ordem dos Pregadores. A 20 de dezembro de 1969, pelo decreto Cum Urbs da Sagrada Congregação para os Bispos, a sede foi transferida para a cidade de Marabá, passando a denominar-se Prelazia de Marabá (Territorialis Praelatura Marabensis). Porém, em 14 de julho de 1976, por decreto da Santa Sé, a Prelazia de Marabá foi dividida, voltando a ser restaurada a sede da Prelazia de Santíssima Conceição do Araguaia e permanecendo Marabá como Prelazia. A 16 de outubro de 1979, pela bula Cum Praelatura do Papa João Paulo II, Marabá foi elevada à Diocese.

Confira uma foto da Carta enviada pelo Papa:

Confira o artigo do bispo diocesano de Marabá, dom Vital Corbellini:

A Diocese de Marabá está completando 40 anos

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
O Senhor Deus nos concedeu viver um momento de graça, de kairós e de responsabilidade humana. Nesta quarta-feira, estamos felizes porque completamos 40 anos de Diocese de Marabá. Em 16 de outubro de 1979 São João Paulo II, através da Bula Cum Praelatura criava a Diocese de Marabá. Estamos em festa porque o Senhor nos colocou nesta Diocese. Estamos em uma Igreja particular. Segundo a LG 23 e 27, a Igreja particular é uma comunidade episcopal, isto é, guiada pelo bispo e seu presbitério. O Código, recebendo o Concílio, (cân. 369) afirma: “A diocese é uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do bispo com a cooperação do presbitério, de modo tal que, unindo-se ela a seu pastor e, pelo Evangelho e pela eucaristia, reunida por ele no Espírito Santo, constitua uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica”.
A presença de Deus Uno e Trino é muito importante nesta caminhada que foi feita na qual Ele guiou a nossa história. Tudo pertence a Ele. Fazemos a recordação de muitas pessoas, pobres, pessoas de boa vontade, lideranças políticas e sociais, famílias, comunidades, homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens e adultos, lideranças, pastorais, movimentos, serviços, ceb´s, povos indígenas, ribeirinhos, povo do campo e da cidade, vocacionadas, seminaristas, religiosos, religiosas, diáconos, presbíteros e bispos que deram a suas vidas pela causa de Jesus Cristo, a Igreja e o Reino de Deus. Muitos desses já estão no Reino dos céus. Outros continuam vivos no meio de nós. Tivemos também neste tempo mártires, mas também pessoas simples que deram a vida pela causa do Senhor. Nós recebemos muitas coisas boas do passado, hoje somos nós a semear coisas boas para que assim outros colham frutos bons de pessoas nas quais semeamos agora. E assim o Reino de Deus cresce e se fortalece. Vivamos a Palavra de Deus, a eucaristia para testemunhar o amor de Deus, o amor ao próximo como a si mesmo.
Louvemos a Deus pelos 40 anos de Diocese. Você faz parte da Diocese. Você é diocesano e diocesana. Vibre pela Diocese, reze pela Diocese na qual Você faz parte. Tudo está interligado de um canto a outro, vivamos a unidade na diversidade. Nós estamos no Sínodo sobre a Amazônia refletindo novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. É uma alegria imensa participar do Sínodo e ao mesmo tempo celebrar 40 anos de Diocese. Nós estamos em festa, Você que é batizado, batizada, crismado, fez a primeira eucaristia, você que é líder, leigo ou leiga, ou é ministro ordenado louve a Deus pelos 40 anos de Diocese. Sinta-se diocesano ou diocesana. Nós possamos festejar os 40 anos de Diocese e ao mesmo tempo sejamos uma igreja missionária, acolhedora, samaritana, uma igreja que valoriza a todas as pessoas e todos tem vez e voz porque somos irmãos e irmãs de Jesus Cristo, enviados pelo Pai e na unidade com o Espírito Santo. Vá nesta quarta-feira na sua comunidade rezar por todos e sobretudo pela Diocese de Marabá. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro leve todos os nossos pedidos a Jesus Cristo. Deus Uno e Trino seja louvado pela Diocese de Marabá na comemoração dos 40 anos de criação.