Com informações da CNBB

O Centro Cultural Missionário, em Brasília-DF, sediou entre os dias 14 e 17 de outubro, a reunião ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro foi assessorado pelo padres João Cândido da Silva Neto e Juarez Albino Destro e contou com a presença do Pe. José Maria Ribeiro, presidente do Conselho Regional de Presbíteros (CRP) da CNBB Regional Norte 2 (Pará e Amapá), bem como os presidentes das CRP’s dos demais regionais.

À luz das Novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), os participantes debateram ao longo dos dias de reunião diversos assuntos, sendo o principal, a elaboração de um plano quadrienal que deverá nortear as atividades da Comissão e de seus organismos pelos próximos quatro anos. “É uma tarefa muito importante e bonita, mas também empenhativa e pedimos a Deus que nos ilumine nessa hora”, afirma o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom João Francisco Salm.

Participaram da iniciativa além dos bispos membros, representantes dos organismos que compõe a Comissão, são eles a Pastoral Vocacional Nacional, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), a Comissão Nacional dos Diáconos (CND), a Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) e seus regionais, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e também a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS).

De acordo com o Pe. José Maria Ribeiro, as formações foram muito produtivas. “No encontro foram apresentadas as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, pelo secretário geral da CNBB, dom Joel Portela, bem como as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros no Brasil, pelo Mons. Antonio Catelan. Estas últimas ainda em análise pelos responsáveis da CMOVC. O encontro transcorreu num clima de muita reflexão, oração, partilha das experiências dos organismos presentes e de muita fraternidade”, contou.