A Pastoral da Aids, serviço de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, na resposta católica a epidemia da aids, realizou no período de 29 de abril a 01 de maio de 2018 o Encontro de Formação com o tema “Quem é meu próximo? ”- Inspirada na Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37). O evento ocorreu na Casa Santa Clara, sede da Fraternidade São Francisco de Assis – Ordem Franciscana Secular, em Belém-PA.

Após o credenciamento dos 18 participantes, houve um momento de espiritualidade refletindo sobre a Parábola do Bom Samaritano. Em seguida, ocorreu a apresentação dos agentes da Pastoral de várias dioceses da CNBB Norte 2: Arquidiocese de Belém, Dioceses de Abaetetuba, Marabá, Castanhal, Bragança, Cametá, Santarém e Prelazias do Xingú e Itaituba, e para finalizar o dia foi feita a análise do Relatório da Pastoral da Aids – Regional Norte 2 – Ano base 2017.

No dia seguinte, após a mística da manhã, houve a avaliação das atividades previstas para o ano de 2018, além do estudo do texto da edição “Cadernos Aberto 05” com o tema: Qual a motivação dos Agentes da Pastoral?. Os participantes expuseram suas contribuições e dialogaram ainda sobre o texto "Quem é meu próximo?” (Frei Carlos Mesters, Carmelita). Os textos animaram os presentes e fundamentaram sobre a espiritualidade que move os mais de 54 agentes no Estado do Pará que trabalham diariamente na luta contra aids. Para encerrar o dia, a equipe realizou uma Celebração da Vida com acendimento de velas em memória pelos mortos de aids.

“Eventos como esse fortalecem a caminhada de base dos agentes multiplicadores que animados pela alegria do evangelho seguiram para suas dioceses exultantes na ‘Laudato Si’ e firmes na promoção da vida”, ressaltou o agente Francisco Araújo.

No último dia de Capacitação, os agentes multiplicadores estudaram sobre os desafios da Incidência Política. A Coordenadora Regional da Pastoral da Aids, Adalgisa Maria Cardoso Saraiva, agradeceu a todos os presentes, parceiros, assessores e de modo especial ao financiador do Projeto Doce Água Vhiva – Fundo Nacional de Solidariedade/ CNBB.