A Pastoral da Juventude do Regional Norte 2, Pará e Amapá, divulgou na última sexta-feira, 16, o cartaz de seu primeiro encontro regional que será realizado em Macapá-AP, de 12 a 15 de dezembro deste ano.

O evento é aberto a todos os interessados que integram a PJ em uma das 13 dioceses do Regional Norte 2.

De acordo com a coordenação do evento, “a diocese de Macapá já vinha pensando em abrir suas portas para a realização de um grande encontro celebrativo em comemoração aos 40 anos de PJ por lá. Dom Pedro Conti, foi por muito tempo assessor e acompanhante da PJ no regional e tem um amplo carinho pela nossa pastoral. Estaremos indo reunir em um lugar onde a PJ tem uma voz forte e ativa. É certo que teremos uma excelente acolhida nesta diocese. E sentimos profundamente, que os ventos vinham soprando para que nós fossemos pra lá”, disseram em nota.
O tema que será refletido no encontro, é: “Juventude Amazônida: nossa vida e missão neste chão”. O lema, será: “Do meio do mundo, anunciamos o tempo de revirar!”. A inspiração bíblica é tirada do livro do Êxodo, capítulo 3, versículo 5, que diz: “Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é solo sagrado”.

“A Amazônia que sempre foi considerada chão de missão e martírio. É um chão de missão diferenciado, pois esse território tem realidades e condições únicas, que tornam a evangelização dessa região um verdadeiro desafio. Além de chão de missão, é terra de vida, terra de Deus. É o jardim da criação e a terra prometida ao povo escolhido. Mas ao mesmo tempo, é lugar de contradição, de conflito, de exploração, mas também de luta e de muita resistência.
E no papado de Francisco, sobretudo a partir do Anúncio da convocação para o Sínodo para a Amazônia (outubro de 2017), a Amazônia está no centro das reflexões da Igreja Católica. Por isso a imagem de fundo do cartaz traz o símbolo do sínodo da Amazônia! Pois o sínodo gera grandes provocações de que precisamos nos “Amazonizar”. Reconhecer nossa identidade, nossa cultura, nosso jeito próprio de ser jovem nessa região. Nós somos a juventude amazônida que tem a vida e faz a missão acontecer nesse chão!”, concluiu a nota.

Sobre o cartaz – A imagem traz as pessoas dançando O Marabaixo que é uma manifestação folclórica afro-amapaense, que consiste em homenagear o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade. Durante os festejos, misturam-se rituais africanos (corte dos mastros, quebra da murta, danças) e europeus-católicos (missas, novenas, procissões). A imagem faz alusão a terra e o Rio Amazonas com sua cor escura representando a cidade de Macapá!