Convocados ao mutirão pela vida: por terra, trabalho e teto, as lideranças pastorais do regional Norte 2 da CNBB se reuniram no dia 17 de julho, das 19h30 às 21h para partilhar as perspectivas da 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB) como uma ação de pastoral de conjunto que fortalece as pautas das circunscrições eclesiásticas do estado do Pará e Amapá.

Para o coordenador Francisco Corrêa, “este encontro virtual afagou nosso coração cheio de saudades e esperanças por um mundo melhor”. Dentre os 26 participantes, havia lideranças eclesiais de várias comissões (Catequética, Sociotransformadora, Comunicação, Missionária, Família…) e lideranças sociais que estão colaborando para a realização das ações da 6ªSSB em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE 2019-2023), Sínodo para a Amazônia, Grito dos Excluídos(as), Jornada Mundial pelos Pobres e Campanha da Fraternidade.

Propostas – Foram sugeridas atividades como: revisar o planejamento pastoral, mapeamento e diagnóstico das realidades locais, fortalecer o pilar transversal da “Caridade”, priorizar o rosto amazônico na 6ª SSB CNBB – Norte 2, dialogar com as dimensões intra e extra eclesial, aprofundar a mística encarnada, visibilizar as contribuições das mulheres na Amazônia, incluir o tema da 6ªSSB em nossas pautas como uma força que agrega, resgatar os mutirões como metodologia pastoral.

Os agentes de pastoral demonstraram envolvimento e motivação em unir forças na defesa da vida, de uma economia mais justa, de uma democracia participativa e responsável, de uma soberania inclusiva, e seguem animados(as) pela acolhida da secretária executiva, Cristiane Araújo, pelo envolvimento dos articuladores da 6ªSSB – Norte 2, e pelas benção de Dom Jesus Maria Lopéz Mauleón, que nos “enviou” à missão seguindo a canção “Vidas pela Vida, Vidas pelo Reino!”.

► Diversos subsídios estão disponíveis no site da SSB para ajudar a vivenciar o mutirão pela vida nas (arqui)dioceses e prelazias.