Com informações do Setor Diocesano de Comunicação Midiática (Óbidos)

Entre os dias 20 a 22 de setembro, estiveram reunidos na Vila Muirapinima, distrito de Juruti Velho, em Juruti-PA, dezenas de lideranças do laicato da Diocese de Óbidos-PA. Vindos das diversas paróquias da Diocese, os leigos e leigas presentes puderam ao longo do encontro viver momentos de formação, convivência e partilha de experiências. Com o tema: “Cristãos leigos e leigas e seu protagonismo na Igreja na Amazônia”, o encontro foi marcado pela abordagem dos temas sobre a ação evangelizadora da Igreja no Brasil, e da Família, norteados pelo paradigma da preparação para o Sínodo Panamazônico.

Além de representantes de quase todas as paróquias da Diocese de Óbidos, estiveram presentes também no encontro realizado na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, os assessores Ana de Lourdes, Jair Garcia, além do bispo diocesano, dom frei Bernardo Bahlmann.

Para os participantes, todo o encontro foi muito proveitoso, porque além da estrutura, organização e acolhida dos paroquianos da sede do evento, a formação bem orientada e com tema muito pertinentes, puderam despertar para a importância da evangelização das famílias no contexto amazônico. A esse respeito, Dom Bernardo parabenizou tanto os organizadores quanto todos os participantes por seu engajamento e dedicação na ação evangelizadora na Igreja que está no coração da Amazônia, em sua homilia na missa de encerramento, o bispo destacou ainda que, a história da Evangelização na Amazônia é fortemente marcada por dois personagens principais, primeiramente pelos religiosos, que foram os primeiros anunciadores do evangelho nestas terras, e depois os leigos, que diante dos desafios de levar a Palavra de Deus, assumiram com coragem sobretudo nas pequenas e mais distantes comunidades, a missão de anunciar a Jesus Cristo. Foi destacada ainda, a presença significativa de jovens e famílias no evento, o que mostrou a todos a vitalidade da Igreja Obidense.

Ao fim do Conselho do Laicato, foi realizada a avaliação do encontro, além das indicações de local, data e tema para a próxima edição a ser realizada em 2020, e depois das sugestões e votações, foi encaminhada a indicação da Área Missionária Maria Imaculada, na Vila de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, com o período de 25 a 27 de setembro, e algumas sugestões de tema, propostas todas que serão levadas para o Conselho de Pastoral para posterior aprovação.

Um pouco de história

O distrito de Juruti Velho que completou recentemente 201 anos de existência, conta com longa história de evangelização, e até janeiro de 2017 era uma comunidade pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Saúde, desmembrada aos 04 de fevereiro de 2017, quando foi elevada à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Desde sua fundação, a paróquia é administrada pelos Padres do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecidos como dehonianos, e conta atualmente com três missionários, dois sacerdotes e um frater. Também desde a década de 1990, é marcante a presença das religiosas Franciscanas de Maristela, que realizam trabalho com três religiosas junto à paróquia. O Conselho do Laicato foi o primeiro evento a nível diocesano realizado na jovem paróquia.