por Elaine Santos / Coordenadora da Pastoral do Dízimo na Diocese de Óbidos

A Coordenação do Dízimo da Diocese de Óbidos realizou nos dias 14 e 15 passado o ‘Encontro Formativo’ com o tema ‘O dízimo e a Evangelização na Amazônia’.

O encontro contou com a participação de representantes das áreas missionárias Maria Imaculada e Nossa Senhora das Graças, das Paróquias de Santo Antônio Alenquer, Santo Antônio Oriximiná, Sant’Ana, São Francisco/Santa Clara, São Raimundo Nonato, Sagrado Coração de Jesus, São Martinho de Lima, Santa Isabel e São João .

O tema do encontro foi estudando em Belém pela Equipe Arquidiocese da Pastoral do Dízimo – EAPADI , e os presentes fizeram uma viagem no tempo através da apresentação histórica realizado pelo assessor do dízimo na Diocese de Óbidos, padre Adalberto dos Santos, que apresentou a história do Dízimo no Brasil, na Prelazia até a realidade de hoje como diocese.

Durante o encontro foi organizado o planejamento, como prioridade, para os anos de 2025 a 2028 dentro da Pastoral do Dízimo da diocese voltado para o Dízimo na Catequese e dentro da liturgia, quando haverá a parceria do trabalhando pastoral de conjunto que visa, em 2028, evangelizar com a Pastoral da Comunicação – PASCOM.

Dom Frei Bernardo Johannes Bahlmann, bispo da Diocese de Óbidos, esteve presente durante o encontro e participação na liturgia na Catedral no domingo, e em sua homilia falou aos presentes que “Cada um é chamado a Evangelizar de modo harmonioso e Integrado no Projeto de Deus, dentro da Pastoral do Dízimo”.