Com o tema: “O presbítero e sua identidade missionária”, o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do regional Norte 2 (Pará e Amapá) se organiza para a terceira edição da Formise (Formação Missionária para Seminaristas), a realizar-se no próximo dia 10 de novembro, sábado, das 8 às 18h, na sede da CNBB-N2, em Belém do Pará.

O objetivo é animar e aprimorar, a partir do Magistério da Igreja, a formação missionária dos futuros presbíteros deste regional localizado na Amazônia em vista de um autêntico espírito pastoral-missionário.

O encontro contará com palestras, grupos de reflexão, testemunhos, debates acerca das interpelações da Igreja no que diz respeito à missão, celebrações e planejamento para o futuro do COMISE-N2, assessorado por dois formadores: Padre Adriano Santos, da Congregação da Missão (Lazarista), que abordará o tema proposto, e Padre Antônio Cardoso, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Assunção, da Diocese de Ponta de Pedras (PA), que representará a Organização dos Seminários e Institutos Filosóficos-Teológicos do Brasil (OSIB – Regional Norte 2). Pe. Antônio destacará a visão dos formadores a respeito da missionariedade nas casas de formação sacerdotal.

Além das Pontifícias Obras Missionárias e da OSIB, a 3ª FORMISE conta com o apoio da Conferência dos Bispos do Regional Norte 2 (CNBB), do Conselho Missionário Regional e da Faculdade Católica de Belém.

“Este Encontro é um momento propício para refletir sobre a nossa formação missionária, partilhar experiências, celebrar as graças recebidas e buscar novos caminhos para aprimorar a formação e as orientações da Igreja à luz da Palavra de Deus”, destaca Paulo Santos, coordenador regional e membro da coordenação nacional do COMISE.

É esperada a participação de todas as casas de formação diocesanas e religiosas presentes no regional. Mas para isto é necessário fazer a inscrição com o seminarista André Couto, na Faculdade Católica, ou pelo WhatsApp (91) 99326-3712, até o dia 05 de novembro. Será cobrada uma taxa simbólica.

 

Com informações do Seminarista Paulo Santos, Arquidiocese de Belém.