Pascom Diocese de Castanhal

Fotos: Everardo Freitas e Vânia Sagresti

 

A Jornada Diocesana da Juventude, um evento instituído pelo Papa João Paulo II, tem como meta reunir os jovens de todas as dioceses a despertarem para a importância de pertença à Igreja, no serviço missionário, e se encontrarem, também, em preparação à Jornada Mundial da Juventude, que acontece normalmente, a cada três anos.

Na tarde deste domingo, dia 21 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei do Universo, a Catedral Santa Maria Mãe de Deus foi o espaço celebrativo, com a presença dos jovens vindos das 37 paróquias, dos 25 municípios pertencentes a Diocese de Castanhal.

O evento foi organizado e realizado pela Equipe Diocesana do Setor Juventude, tendo Padre Antonio Souza, como assessor e colaborador. A programação iniciou com momentos de animação e, em seguida, os jovens foram convidados ao recolhimento, recebendo os símbolos da JMJ: a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, Salus Populi Romani .

Dom Carlos,saudou os jovens e começou a celebração. Fazendo referência ao tema da JDJ, “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!”(At. 26,16), o bispo deu início com uma reflexão centrada no pensamento expresso pelo Papa Francisco: “Quando cai um jovem, de certo modo cai a humanidade, mas também, é verdade que, quando um jovem se levanta, é como se o mundo inteiro se levantasse”.

No prosseguimento de sua fala, enalteceu a força e a potencialidade dos jovens, e comungou das palavras de Jesus, que disse a Saulo: “ levante-se!” e, ainda, o bispo acrescentou: “o mundo precisa de sua força, do seu entusiasmo, da sua paixão e do seu testemunho…”

A partir do tema da JDJ, um grupo de jovens encenou essa passagem bíblica do Livro dos Atos os Apóstolos, levando os presentes a uma maior compreensão e profundidade da mensagem.

Outro belo momento foi o testemunho pessoal de dois jovens, que contaram suas histórias de vida e da alegria do encontro com o Senhor, que gerou compromisso e engajamento na missão.

A Jornada Diocesana da Juventude encerrou-se com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que obedeceu um roteiro celebrativo proposto, com cantos de louvor e meditações proporcionadas pelo bispo, sempre em sintonia com o tema da JDJ.

 

Imagens da Jornada Diocesana de Juventude: