“Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”

 

Majestosos de revestir-nos do próprio Cristo, olhamos para a Virgem Maria, a primeira no seguimento de Jesus, aquela que passa à nossa frente, mostrando-nos o caminho da verdade, do bem e da virtude! Nós a encontramos toda revestida de luz, porque viveu apenas e tão somente da Palavra de Deus, dando a sua resposta aos planos eternos da Santíssima Trindade.

Ao revestirmos a Imagem Peregrina com seu novo manto, ícone da Presença Mariana na Igreja e para o crescimento de nossa fé, desejamos olhar para frente e para o alto, sem nos resignarmos à presença do mal, do pecado e de todas as tentações.

Sabemos muito bem que este é um tempo de muitas tribulações, mas ao mesmo tempo repleto de sinais de esperança, estimulando nossa vida cristã a uma crescente fidelidade a Deus, no cotidiano de nossa caminhada para ele.

Desejamos a todos que contemplarem a Imagem Peregrina revestidade seu novo manto o melhor que existe no coração de tantas pessoas que ajudaram na inspiriação e elaboração do mesmo, certos de que estamos carregando em nossas mãos um instrumento privilegiado de Evangelização.

Todos se sintam abrigados debaixo do manto da Virgem de Nazaré. Sabendo que ela caminha à nossa frente, descobri-la de novo como Modelo e exemplo para todos os fiéis. Com a Virgem de Nazaré, tornemo-nos todos voluntários do Círio. Nas grandes procissões, especialmente no dia oito de outubro, olhemos ao redor, inventando palavras e gestos que manifestem aos irmãos e irmãs a acolhida fraterna.

Cada um de nós se torne missionário ou missionária, com o envio à pessoa mais frágil, pecadora ou distante que se encontrar no meio da multidão. Um de nós pode ser a única Igreja com a qual alguém vai se encontrar! Através de nós, alguém ouvirá a Palavra: “Eu os lacei com laços de amizade, eu os amarrei com cordas de amor; fazia com eles como quem pega uma criança ao colo e a traz até junto ao rosto. Para dar-lhes de comer eu me abaixava até eles” (Cf. Os 11,14). E as cordas do Círio de Nazaré se alargarão!

Inspirado da temática do Círio 2023, Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”, e no centenário da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, o manto deste ano traz a simbologia dos dois temas, com destaque para as ramificações que representam os mosaicos da Baílica, trabalhado em cristais incolores, simbolizando a luz, e em tons de verde, sinal de esperança. Traz ainda a flor de lótus, esculpida no teto do templo religioso, símbolo da Trinsdade Divina.

Na parte posterior do manto, contornado de cristais e madrepérola, o elemento central é o sol, a Estrela da Manhã, um dos títulos de Maria, com 12 pontas de cada lado, também simboliza o antigo e o Novo Testamento e as 24 horas do dia. No centro do sol está o Coração Imaculado de Maria, cercado de rosas. Acima, Maria através de suas virtudes nos apresenta o Céu e a Trindade Santa. Abaixo, o brasão de Dom Alberto Taveira Corrêa, que neste ano celebra 50 anos de ordenação sacerdotal.

O broche da frente do manto apresenta o selo comemorativo do Centenário do Título Basilical da Basílica Santuário de Nazaré.

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém