O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, esteve visitando nos últimos dias 11 e 12, os indígenas venezuelanos em situação de refúgio na capital paraense. A visita do Bispo foi feita em parceria com agentes da Cáritas Brasileira Regional Norte 2 que vem prestando assistência aos refugiados com campanhas de arrecadação de alimentos, remédios, materiais de higiene, roupas, etc.

Na segunda-feira, 11, Dom Antônio e os agentes da Cáritas estiveram no centro da cidade de Belém, onde vivem alguns indígenas da etnia Warao. Durante a visita foi constatada a maciça presença de crianças, a carência de alimentos e a necessidade de maior atenção dos serviços sócio-assistencial. Atualmente, cerca de 60 pessoas de 16 famílias, entre elas uma gestante, abrigam-se em pensões e quartos alugados, pagos com o que arrecadam de esmolas.

Na terça-feira, 12, ao fim da tarde, a visita foi à Casa de Acolhida a Migrantes e Refugiados, localizada na Travessa do Chaco, bairro do Marco. Lá são acolhidos cerca de 40 indígenas venezuelanos, além de outros migrantes não-indígenas. Dom Antônio ouviu partilhas e perspectivas de vida. No diálogo, também foi exposto o desejo de uma assistência religiosa. A visita foi encerrada com uma oração presidida pelo Bispo.

Serviço:

Quem desejar colaborar com os refugiados, pode entrar em contato com a Cáritas Brasileira Regional Norte 2, pelo telefone: 3347-9809.