por Pascom / Diocese de Abaetetuba
fotos Comunicação / CNBB
De 14 a 17 de julho, aconteceu na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), o 1º Encontro Nacional de Postuladores para a Causa dos Santos, reunindo cerca de 70 postuladores e vice-postuladores de todo o Brasil. O evento foi promovido pela Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB, e foi um tempo fecundo de comunhão, partilha e formação. A Diocese de Abaetetuba esteve representada pelos padres Cleyton Bandeira, Francisco Sousa e Idaltino Prazeres, que conduzem o processo de beatificação e canonização do Servo de Deus Dom Ângelo Frosi.
Durante os dias do encontro, os participantes vivenciaram um retiro espiritual orientado por Dom Anselmo Chagas de Paiva, com reflexões centradas na conversão, na vida de oração e nas bem-aventuranças como caminho de santidade. Também participaram de momentos formativos conduzidos pelo cônego Antônio Saldanha Albuquerque, do Dicastério para a Causa dos Santos, que abordou temas como: “Cristo, fonte da santidade”, “A Igreja de santos”, a relevância das causas e o papel do Studium no processo. Além disso, foram realizadas conferências com temas como “A procura de Deus pela vida de oração” e “As bem-aventuranças: um caminho para a santidade”.
Para padre Cleyton Bandeira, pároco de paróquia Nossa Senhora de Fátima, no distrito de Quatro Bocas em Tomé Açu, o encontro foi muito significatico “tive a grata oportunidade de participar do primeiro Encontro Nacional de Postuladores, promovido pela CNBB. Foram dias de imersão no mistério de Cristo e na beleza da santidade, aprendendo sobre a espiritualidade e a teologia dos santos. O encontro nos orientou sobre os passos para levar adiante as causas dos santos no Brasil, terra de muitos homens e mulheres virtuosos que testemunharam o Evangelho. Foi uma experiência significativa, marcada pela fraternidade, partilha e novas perspectivas. Tivemos a presença do secretário-geral do Dicastério para a Causa dos Santos, o Cônego Antônio Saldanha, além de diversas congregações, dioceses e leigos. Vivemos momentos de estudo, aprofundamento, espiritualidade e comunhão. Que Deus abençoe a todos e que esta partilha contribua para o conhecimento da nossa experiência. Foram, realmente, dias intensos de estudo, aprofundamento, espiritualidade, mas também de comunhão, pudemos testemunhar na alegria do Evangelho a viv comunit”, contou padre Cleyton.
O objetivo principal foi proporcionar um espaço de escuta e troca de experiências sobre os caminhos trilhados, os desafios enfrentados e as boas práticas adotadas nos diferentes processos de canonização em andamento na Igreja no Brasil.