por padre Demison Batista / Padre Referencial para a Juventude no Regional Norte 2

Hoje, 04/09, em Aparecida (SP), aconteceu o segundo dia do Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude. Após a animação e oração inicial, ocorreu a apresentação do projeto ‘Cuidar da Vida’, bem como, seus avanços e desdobramentos. Uma séria de questões foram levantas, dúvidas foram tiradas e muitas sugestões para que o projeto avance cada vez mais foram dadas, inclusive, o pedido para que o projeto agora chegue às Dioceses, depois de sido aplicado nos regionais.

Em seguida, houve algumas reflexões sobre a herança do agir transformador da Igreja e preparação para a ‘COP 30 – Juventudes pelo Clima’. Neste momento a Coordenação do Setor Juventude da Arquidiocese de Belém apresentou o ‘Projeto Igreja na COP-30, polo Juventude’, evento que está sendo organizado em parceria envolvendo a Comissão Episcopal para a Juventude da Confereência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, o Setor Juventude da Arquidiocese de Belém e Jovens Conectados. Essa atividade ocorrerá em Icoaraci, na Paróquia Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, de 13 a 16 de novembro, com uma rica programação que contará com palestras, mesas redondas, oficinas, Missas, corrida jovem e uma experiência de missão nas comunidades ribeirinhas.

Posteriormente, alguns jovens da coordenação nacional fizeram algumas ponderações sobre o Jubileu da Esperança e sobre vida de santidade, com os jovens como sinais de esperança, com destaque para Carlo Acutis.

Os trabalhos se encerram com os alinhamentos para o ano de 2026, com acertos e projeções e a apresentação do calendário da Comissão Episcopal para Juventude o ano vindouro.

Ao final do dia foi realizada a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida, presidida por Dom Antônio Fontinele de Melo, Bispo da Diocese de Humaitá e membro da Comissão Episcopal para Juventude, que destacou em sua homilia, que aqueles que são chamados a trabalhar com os jovens e os próprios jovens, devem ter a coragem de lançar as redes e avançar para as águas mais profundas.

 

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/