por SEDCOM /Diocese de Óbidos

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação coordenada pela Cáritas Alenquer, realizou no dia 08, na Igreja da Comunidade de São Francisco, uma ‘Roda de Conversa Formativa’, com crianças, adolescentes e catequistas da Catequese de Iniciação Cristã da Comunidade.

A atividade faz parte do planejamento trimestral do Projeto Içá – Ação e Proteção – Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e teve como objetivo garantir formação às crianças, adolescentes e aos cuidadores, os catequistas, com orientações práticas do funcionamento da Rede de proteção/SGD, fluxograma de atendimento e medidas de proteção individual através do Disk 100.

A ação contou com assessoria das Senhoras Patrícia Bentes e Hélia Duarte ambas Conselheiras Tutelares e Coordenação da Cáritas Alenquer, que possibilitaram momentos dinâmicos de aprendizagem lúdica, onde as crianças e adolescentes puderam interagir, questionar e receber informações acerca da temática, com orientações desde o ambiente familiar até a complexidade do tema dentro da sociedade.

A atividade contou com suporte didático de cartilhas em forma de gibis do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, para as crianças e adolescentes e Cartilhas do Projeto Içá, Ação e Proteção para os Catequistas. Onde contou ainda com relatos, depoimentos favoráveis ao modelo de ação com informações precisas sobre as devidas prevenções, principalmente aos pais e responsáveis presentes.

O evento foi encerrado com momento de oração, agradecimento e lanche, ficando para ser desenvolvida novos momentos de formação e interação, efetivando de fato a efetivação do Projeto Içá nas Comunidades.