por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
Todas as segundas-feiras em Muaná, no Marajó (PA), mais exatamente no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, pertencente a Diocese de Ponta de Pedras, acontece a ‘Celebração de Cura e Libertação’, presidida pelo padre Silvio Santos.
A Celebração reúne cerca de quatro mil pessoas no Santuário e outras centenas através do seu canal de transmissão no instagram (@santuariodiocesano_n.s.nazare). Desde que padre Silvio chegou a paróquia, ontem (24), foi a terceira vez que os fiéis do município de Muaná reuniram-se para ouvir a palavra de Deus e buscar a adoração ao santíssimo sacramento.
“Ao ver a participação do povo de Muaná, me encho de gratidão por estar cuidando dessas almas. É minha missão. Hoje por conta da doença da alma que se chama depressão, Muita gente me procura pedindo ajuda. E por esse motivo eu sempre apostei na celebração de cura e libertação para as pessoas terem conforto espiritual tem muita gente que só cuida hoje do corpo esquece de cuidar da alma e por isso estão doentes. Não tenho dúvida que essa celebração ajuda muita gente a se recuperar a se levantar e continuar vivendo com os filhos e filhas de Deus. Como diz a música do Frei Gilson eu te levantarei filho amado filho querido”, contou emocionado padre Silvio, ao falar da participação dos fiéis.
Nesta segunda-feira, com o tema “Deus provê, Deus proverá, nada nos faltará” a celebração foi conduzida com muito louvor e oração, no final vem o testemunho de vidas transformadas pelo poder da fé, por frequentadores, que mesmo continuando católicos, que haviam abandonado a fé e agora retornaram para uma experiência mais íntima com o Senhor Jesus.
Abaixo, o texto, na integra, apresentado aos fiéis durante a Celebração de Cura e Libertação:
Como atrair prosperidade para sua vida
“Muita gente acredita que viver uma vida miserável é da vontade de Deus, mas não é. Quando Deus criou os céus e a terra, Deus fez tudo com abundância, porém a palavra de Deus diz que Adão e Eva pecaram e nós sabemos que veio o juízo de Deus, e a partir dali tudo foi corrompido, a morte veio a este mundo, as doenças e também a miséria, Deus disse que a serpente iria rastejar pelo pó da terra todos os dias e Eva teve como punição as dores de parto. Adão teria que sobreviver com a dor do seu trabalho, tudo depois de Adão, não vem de mão beijada, temos que correr atrás, muitas vezes é difícil, muitas vezes é pesado, mas Jesus morreu na cruz para nos livrar de toda maldição, Cristo nos resgatou da maldição da lei, e se fez maldição em nosso lugar, Cristo levou nossos pecados sobre a cruz e a partir de Jesus nós não precisamos mais viver debaixo da escravidão, nós podemos ser perdoados e libertos.
“Vocês conhecem a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua sua pobreza você se tornassem ricos “ 2 Cor 8,9
O Desejo do Senhor para seus filhos é que nós sejamos prósperos, por que será que muitos ainda não são? porque muitos ainda não sabem quem tem direito a esta promessa, certo dia eu estava viajando de barco e sem dinheiro para me alimentar fiquei olhando as pessoas comerem e não tinha coragem de ir lá na cantina, e eu estava sem dinheiro para comprar algo, como eu via muita gente passar com alimento eu tive a coragem de pedir para alguém um pouco de café, foi aí que eu descobri que no barco eles oferecia café, pão e frutas gratuitas porque já estava incluso na passagem, daí eu descobri que eu poderia ter me alimentado bem, mas pelo fato de eu não saber acabei sendo privado de não ter conhecimento de tal fato, assim também são muitos de nós, somos filhos de Deus abençoados por ele, e às vezes não sabemos que temos o direito de vivermos uma vida em abundância.
Foi o Senhor Jesus que disse que veio para “nos dar uma vida de abundância” Jo 10,10. Se você quiser ser uma pessoa próspera, a primeira coisa que você deve entender é que Cristo já nos deu esse direito, através da sua morte ressurreição, ele veio para que nós tivéssemos vida e vida e abundância, talvez você esteja se perguntando como posso ter acesso a esse direito então, tudo começa pela motivação do nosso coração, se você quiser ter prosperidade a primeira coisa que você deve buscar saber se o seu coração tem uma intenção correta, quais são os seus verdadeiros motivos? você quer ter prosperidade para ajudar as pessoas ou somente para ter uma vida melhor? você se importa com os outros ou somente quer ter poderes e dinheiro? A resposta é, para que nós tenhamos uma vida melhor precisamos ter um propósito, ter a motivação certa, coloque Deus em primeiro lugar na sua vida, deixe que Deus faça morada no seu coração, obedeça a voz de Deus e a sua palavra, não adianta queremos ter comunhão com Deus se dentro de nós existe tanta coisa que nos afasta dele, mude a sua maneira de pensar, em romanos 12,2 diz que se nós mudarmos a maneira de pensar, e não se conformar com o mundo a nossa volta, nós experimentaremos a vontade do Senhor que é boa, e agradável. Você quer experimentar essa vontade de Deus? Então mude sua maneira de pensar, a coisa mais simples que tem é a gente se influenciar por pessoas da nossa volta, quando o cego Bartimeu começou a clamar por Jesus dizendo Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim, as pessoas que estavam em volta dele começaram a dizer para ele parar de incomodar o mestre, pessoas que já eram fracassadas por si mesmas, a sagrada escritura diz que Jesus parou que estava fazendo, foi a encontro daquele cego e curou ele, Nós precisamos parar de dar ouvido a pessoas derrotadas, que não construíram nada na vida, pessoas que estão sempre querendo nos colocar para baixo, nós precisamos nos inspirar em pessoas que deram certo, se você quer ser um grande empresário, se espelhe naqueles homens que agem certo, naqueles homens que andam com Deus, que não deixar a prosperidade e a riqueza dominar o seu coração, não negociar os seus valores, é esse tipo de pessoa que você tem que se espelhar, e não importa que se você veio de uma família pobre, você pode prosperar, você pode ser aquele que vai romper com a miséria e com a pobreza. Não é pecado nenhum ser pobre, mas vivemos num país que passamos muita dificuldades e muita delas por conta de uma administração, mas a sua realidade pode mudar, antes de eu ser próspero, o dinheiro não parava na minha mão, não rendia nada, nada dava certo, foi então que eu tomei a decisão de ser dizimista e confiar na providência de Deus, eu não aceitei mais a miséria e foi então que eu tomei decisões que contribuíram pra minha prosperidade.
Comecei a pesquisar sobre investimento, comecei a pesquisar sobre empreendedorismo. Nós precisamos usar a cabeça, abra essa mente para possibilidades, tem muita gente que não faz nada porque já quer começar ganhando muito, comece de baixo, comece primeiramente ganhando experiência, para depois você ganhar por conta própria. O caminho é muito importante para a gente conquistar a prosperidade e está relacionado a nossa generosidade para com Deus. No livro de atos dos apóstolos capítulo 20 a Bíblia diz que a maior felicidade está em dar do que em receber, parece estranha essa matemática, mas é assim que as coisas funcionam, a prosperidade chega na vida daqueles que são generosos, a Bíblia diz no livro de provérbios que o generoso prosperará, “o que dá alívio aos outros alívio receberá”, essa é a dúvida de muita gente quando dá o seu dízimo e suas ofertas por que não prosperam? Às vezes isso está relacionado a má vontade em dar, não é pecado nenhum ficar rico e não é pecado nenhum ter dinheiro, o problema é que quando a pessoa tem geralmente ela não busca a Deus, se nós não mudarmos a nossa maneira de pensar, não conseguiremos prosperar, todos nós devemos ter a consciência que merecemos ter uma vida abençoada, a sua realidade pode mudar, você precisa primeiro aprender a como administrar o seu dinheiro, economize, não jogue fora com bebidas, jogatina, e prazeres da carne. Todos da família deve aprender administrar bem para que a prosperidade aconteça na vida da família todos tem que ter consciência de economizar e de administrar, pois se todos da família for pessoas que gostam de gastar mais do que economizam, então fica difícil, romper com esse ciclo de miséria. Nós somos o povo da nova aliança, o dízimo não é mais uma obrigação como era no antigo testamento, em nossos dias, para o povo da nova aliança, para nós cristãos, o dízimo está relacionado a motivação do nosso coração, tem que ser de acordo com a condição que cada um tem, cada um dê conforme determina em seu coração, não com mesquinhez ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. II coríntios9,7
Somos o povo da nova aliança por isso o cristão deve viver motivado pela generosidade e não pela obrigação, Deus ama quem dá com alegria, não faz por obrigação, e nem por medo, a qualidade da sua oferta e do seu dízimo vale muito mais do que o valor do que você está depositando. Deus vai abrir portas para você se você for generoso, quanto mais você ajuda a obra de Deus mas você é abençoado, Deus abençoa pela graça, nunca deixamos o dinheiro nos dominar, ele está nosso serviço, não podemos ser escravo dele, ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo, quem busca o Reino de Deus todas as coisas serão acrescentadas. E falar de prosperidade não quer dizer ter só dinheiro, tem muita gente que tem dinheiro mas não tem saúde, não tem paz, não tem harmonia, não tem uma família abençoada, Deus quer que nós sejamos prósperos em todas as áreas, e não somente no dinheiro, ter uma vida em comunhão com ele. Em romanos 5,17 diz que “aqueles que tem Jesus no seu coração que já receberam a graça do Senhor agora reinarão em vida”, por isso eu creio que a felicidade está aqui e agora, e não só quando nós estaremos triunfante com Jesus no céu.
Pe. Silvio Santos 24/03/25″