A partir desta quinta-feira (23/05) Dom Irineu Roman, Arcebispo da Arquidiocese de Santarém e Presidente do Regional Norte 2 da CNBB, irá divulgar, no site do Regional (cnbbn2.com.br) a Liturgia Dominical da Eucaristia com várias sugestões para a Celebração da Palavra presidida pelos ministros leigos, Círculos Bíblicos nas Comunidades e nos Grupos Missionários de Evangelização, como também na catequese.

Abaixo, você poderá ler a saudação de Dom Irineu, seguida do material, para download, proposto para estudo e celebração.

 

“Saudações!

Celebramos hoje a Solenidade da Santíssima Trindade. Neste dia o Senhor nos diz: Fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!” Sigamos a proposta Litúrgica com várias sugestões para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, para Círculos Bíblicos nas Comunidades e nos Grupos Missionários de Evangelização, como também para Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para os catequizandos infanto-juvenis, jovens e adultos.

Estimado irmão ordenado, consagrado(a) e leigo (a), faça a experiência do encontro da Lectio Divina durante a semana na sua comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na sua família, vizinhos e amigos.

A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A comunidade cresce com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.

O que não é possível compreender sugere-se que o contemple para conviver harmoniosamente com ele – serenidade. Este é o dinamismo do cristão diante da Santíssima Trindade. E para melhor percepção deste dinamismo, basta visualizar” a vida e a missão de Maria e de todos os santos.

Convém a nós, ao traçar o sinal da cruz e dizendo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, nos sentirmos abraçados e protegidos pela Trindade. Assim, com certeza, a nossa missão terá os obstáculos, mas com muitas bênçãos.

A todos os irmãos e irmãs, minha saudação e minha benção!

+ Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém”

Abaixo *PDF com o material das atividade referentes a Liturgia Dominical da Eucaristia – Solenidade da Santíssima Trindade

26.05.24 - SOLENIDADE SSMA TRINDADE B