por Divulgação / Prelazia de Alto Xingu – Tucumã

Iniciou na segunda-feira (20), no Rio de Janeiro, o ‘Encontro de Bispos Agostinianos Recoletos’ organizado pelo Prior Geral da Ordem, Frei Giuseppe. Dos bispos presentes encontram-se o bispo da Prelazia do Alto Xingu-Altamira, Dom Jesús María. López Mauléon e o da Diocese de Bragança, o bispo emérito, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces.

O encontro, que acontece até o próximo sábado (25), iniciou com as boas-vindas de Miguel Ángel Hernández que estimulou os presentes a expressar livremente como veem a Ordem a partir da perspectiva dos territórios onde vivem e exercem seu ministério, assim como a fazer contribuições para enriquecer a dimensão missionária da Ordem.

Um outro ponto importante durante a apresentação, foi o incentivo aos bispos eméritos a continuar sendo modelos de fraternidade no coração das comunidades agostiniano-recoletos, compartilhando sua experiência de vida depois de concluir seu serviço na porção do povo de Deus que lhes foi confiada.

No primeiro dia foi realizado um retiro espiritual com uma ‘Lectio Divina’ preparada por Monsenhor Giuseppe. Darío Rubén Quintana falou sobre o papel de Maria como Mãe da Igreja, e na partilha de Monsenhor Alejandro Castaño e Monsenhor Angel San Casimiro foi preparado uma reflexão sobre o papel renovador do Espírito Santo em cada um dos sucessores dos Apóstolos em sua missão de pastorear comunidades sedentas do amor de Deus com amor paternal.

Durante a tarde os bispos tiveram um encontro fraterno com o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, que presidiu a Eucaristia. Em sua homilia, ele insistiu na beleza da maternidade de Maria e da Igreja, e na missão dos bispos de tornar essa realidade evidente na vida dos fiéis.

Os bispos Agostinianos Recoletos estão participando do Encontro junto com o prior geral e vários conselheiros gerais. O programa planejado terá como foco a oração, a formação, a reflexão e o compartilhamento fraterno. A frase agostiniana que está guiando a vida da Ordem durante o ano de 2024 foi tomada como lema do Encontro: “Você aspira a grandes coisas? Comece pelo menor”. (Santo Agostinho, Sermão 69, 1, 2).