por seminarista Leandro Ferreira / Comunicação CSD do Regional Norte 2

De 25 a 28 de outubro, o Conselho dos Seminaristas Diocesanos do Regional Norte 2 – CSD, realizou, na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Ó, o ‘36° ESDREN – Encontro dos Seminaristas Diocesanos do Regional Norte II’, sediado, neste ano, em Belém. O objetivo do encontro foi promover a fraternidade e a comunhão entre os seminaristas das arquidioceses, dioceses e prelazias do regional.

Com uma programação intensa, o encontro buscou englobar todas as dimensões da formação presbiteral em um final de semana. No ESDREN, os seminaristas são chamados a viver as quatro dimensões principais, que interagem de maneira simultânea e são fundamentais para a preparação dos candidatos ao sacerdócio com a dimensão humana, a dimensão espiritual, a dimensão intelectual e a dimensão pastoral.

Como parte do roteiro do encontro, os seminaristas tiveram a oportunidade de aprender sobre como funciona a Arquidiocese de Belém em sua forma organizacional, administrativa e pastoral. A apresentação da conjuntura arquidiocesana foi feita pelo vigário geral da Arquidiocese de Belém, Monsenhor Ronaldo Menezes.

Os seminaristas que participaram do ESDREN 2024 também puderam fazer uma experiência missionária de visitas porta a porta na comunidade Santa Rita de Cássia, na Ilha de Mosqueiro. A missão faz parte da vida de todo cristão e, dessa forma, o CSD presa pelo ardor missionário. Também é prioridade para o Conselho a vida espiritual dos seminaristas. Por esse motivo, no encontro, os seminaristas se reúnem para rezar a Liturgia das Horas, para Santa Missa diária, para oração do Santo Terço e para a Adoração Eucarística.

Vislumbrando uma unidade presbiteral, o CSD tem como lema ‘Na Participação Formamos Comunhão’. Desse modo, seja nos momentos de lazer e esportes ou nos momentos de espiritualidade, os seminaristas são chamados a formar uma comunhão que os manterá unidos ainda quando forem sacerdotes, uma unidade que se estenderá por todo o Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

O seminarista Marcos Xavier da Arquidiocese de Belém participou pela primeira vez do ESDREN “foi a primeira vez que participei do encontro, e posso afirmar que superou minhas expectativas. Minha experiência pessoal no ESDREN despertou em mim um sentimento de concórdia. Posso resumir em uma palavra o encontro confraternização. Contudo, no sentido mais profundo do termo, como a formação de uma verdadeira fraternidade, onde irmãos, com chamados semelhantes, compartilham o mesmo objetivo, o sacerdócio. É bonito imaginar que buscamos, juntos, a eternidade no céu, onde contemplaremos a face de Deus, ao lado daqueles com quem, nesta terra, já buscamos unir laços de amizade”, disse o seminarista.

Durante o ESDREN aconteceu a ‘Assembleia Geral do CSD’, onde foram avaliadas todas as atividades realizadas pelo Conselho no ano de 2024 e foram feitas as eleições para a Nova coordenação. O conselho ficará com a seguinte composição coordenador Leandro Ferreira – da Arquidiocese de Santarém, vice coordenador Wallison Guimarães – da Arquidiocese de Belém, primeiro secretário José Ricardo Martins, da Arquidiocese de Belém, segundo secretário Cássio Pinheiro – da Diocese de Ponta de Pedras, primeiro tesoureiro: Thiago Gonçalves – da Diocese de Abaetetuba e segundo tesoureiro Renan Ferreira, da Diocese de Ponta de Pedras.

A missa de encerramento do ESDREN foi presidida pelo reitor do Seminário Maior São Pio X da Arquidiocese de Belém e presidente da Comissão Regional de Presbíteros, Cônego Roberto Cavalli.