De Arquidiocese de Santarém
A Arquidiocese de Santarém promove nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Será em um encontro virtual através de um painel integrado, às 19h, pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação, com a presença de representantes da Igreja Católica, da Igreja Luterana no Brasil, da Igreja da Paz e da Igreja Assembleia de Deus – Madureira. A CFE deste ano traz o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a).
Esta é a 5ª Campanha da Fraternidade Ecumênica promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
No Brasil, a Campanha da Fraternidade inicia nesta quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, e encerra no Domingo de Ramos, 28 de março, dia esse dedicado à Coleta Nacional da Solidariedade.
Encontro de Formação
No dia 14 de janeiro de 2021, o Secretariado de Campanhas da Arquidiocese de Santarém promoveu uma formação sobre a CFE 2021, e teve como facilitador o Secretário Executivo de Campanhas da CNBB e membro do Conic, padre Patriky Samuel. A videoconferência contou com a presença de padres, lideranças de áreas pastorais e paróquias da Arquidiocese, representantes de escolas católicas de Santarém, movimentos eclesiais, pastorais e do Regional Norte 2 da CNBB.
Materiais estão sendo distribuídos sobre a CFE 2021 para as paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese, para formação e propagação sobre a temática deste ano. Outros materiais serão produzidos.
Sobre a CFE 2021
O principal objetivo da CFE 2021 é “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”.
A campanha deste ano pretende redescobrir a força e a beleza do diálogo como caminho de relações mais amorosas; denunciar as diferentes violências praticadas e legitimadas indevidamente em nome de Jesus; comprometer-nos com as causas que defendem a casa comum, denunciando a instrumentalização da fé em Jesus Cristo que legitima a exploração e a destruição socioambiental; contribuir para superar as desigualdades; animar o engajamento em ações concretas de amor ao próximo; promover a conversão para a cultura do amor, como forma de superar a cultura do ódio; fortalecer a convivência ecumênica e inter-religiosa; estimular o diálogo e a convivência fraterna como experiências humanas irrenunciáveis, em meio a crenças, ideologias e concepções, em um mundo cada vez mais plural e compartilhar experiências concretas de diálogo e convívio fraterno.
Transmissão de abertura na Arquidiocese
A abertura da CFE 2021 na Arquidiocese de Santarém pode ser acompanhada pelos seguintes meios do Sistema Arquidiocesano de Comunicação: Rádio Rural de Santarém – AM 710, TV Encontro – Canal 26.1 e pelas redes sociais (youtube e facebook da TV Encontro e facebook da Rádio Rural).