Em uma Semana Santa com afastamento social e igrejas vazias, as celebrações da principal semana para a Igreja Católica não pararam. E para que os fieis pudessem acompanhar os ritos e viver este período o mais próximo possível de suas comunidades, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) se tornou fundamental em muitas realidades, como na Diocese de Bragança do Pará.
“A impressão que tivemos, a considerar algumas falas de padres e de lideranças das várias paróquias da diocese, é que agora se compreendeu verdadeiramente a importância de a Pastoral da Comunicação estar instalada e funcionando dentro de uma comunidade. Muitas paróquias que não contam com a Pascom tiveram um grau de dificuldades bem mais elevado para realizar as atividades de transmissão das celebrações. Outras, que já a tinham, puderam ter mais ‘tranquilidade’ durante a Semana Santa”, disse Francisco Edielson, coordenador diocesano da Pascom.
“Muitas experiências foram vividas por estes agentes da Pascom, por padres, leigos e todos nós que estamos envolvidos por todos esse cenário que aí está posto por conta do coronavírus. Por isso, também, pudemos entender que nosso trabalho dentro das comunidades não se resume apenas ao trabalho técnico, apenas de transmissões”, completou Edielson.
Dentre vários casos exitosos, a Pascom da cidade de Dom Eliseu, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, teve que se reinventar para cuidar de todo o necessário para que seus paroquianos pudessem melhor vivenciar a Semana Santa, mesmo com pouco tempo de formação da equipe. O pároco, Pe. Luiz Carlos, organizou uma programação especial que foi transmitida pela página do Facebook e o canal do Youtube da paróquia. Aos domingos a santa missa também foi transmitida pela rádio local.
No Domingo de Ramos, a celebração foi na matriz em construção. Os paroquianos ornaram suas portas com ramos e prepararam altares em suas salas para acompanharem a santa missa. Na Segunda-feira Santa aconteceu a Live Penitencial, que foi conduzida pela RCC, seguida de Santa Missa. Na Terça-feira Santa, foi transmitida a oração do Santo Terço, com os grupos Terço dos Homens e Terço das Mulheres, seguido de Santa Missa. Na Quarta-feira Santa, Padre Luiz Carlos conduziu a reflexão O retorno do filho pródigo. seguida de Santa Missa.
Na Quinta-feira Santa, dia em que se celebra a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, houve Adoração ao Santíssimo Sacramento, com o padre e os diáconos da paróquia. Após o momento de adoração, celebrou-se a Santa Missa da Ceia do Senhor. Após a celebração eucarística, Pe. Luiz Carlos convidou os que estavam acompanhando a Santa Missa e estavam aptos a comungarem a irem até a matriz para receberem o sacramento da comunhão. Para a realização desse momento foi mantido ordem e distanciamento entre as pessoas.
No dia da Celebração da Paixão e Morte do Senhor, Sexta-feira Santa, a transmissão foi iniciada com a Via-Sacra conduzida pelas Irmãs Missionárias de Santa Teresinha. Logo em seguida deu-se início à Celebração da Paixão e Morte de Jesus. À noite, foi realizada a Meditação sobre a Paixão e Morte de Jesus, com o Pe. Luiz Carlos.
No Sábado Santo, as transmissões foram iniciadas com a realização do Ofício Divino, conduzido pelo Apostolado da Oração. À noite, foi celebrada a Solene Vigília Pascal. Em seguida, Pe. Luiz Carlos percorreu as comunidades da cidade com o Santíssimo. Foi um momento de grandes emoções vivido por todos os paroquianos que recebiam Jesus de joelhos, com velas e lenços brancos nas mãos.
No Domingo de Páscoa, após a Santa Missa, a Igreja Matriz e as capelas das comunidades foram abertas, para que os aptos a comungar recebessem Jesus no Santíssimo Sacramento.
Confira imagens das atividades em Dom Eliseu, Capitão Poço e Garrafão do Norte.
Com informações da Pascom diocesana de Bragança/PA e Pascom Dom Eliseu
O bispo diocesano, dom Jesus M. Cizaurre, vê esse tempo como uma renovação da Pastoral da Comunicação. Confira em seu artigo.
► Fotos da Semana Santa nas dioceses e prelazias do Regional Norte 2 em tempos de pandemia