De CNBB Nacional

A oração da Campanha da Fraternidade 2022 foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 17 de junho, ao Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, rezou com os bispos a oração preparada para reflexão no período quaresmal de 2022 e mostrou, a partir do sumário, como o texto-base da Campanha está estruturado. Em 2022, a CF refletirá sobre “Fraternidade e Educação” com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26).

A oração:

 

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso,
dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva.

Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que
a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos
e de esperança no ser humano.

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço,
e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor!

Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres,
nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.

Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.
Amém.

 

Texto-base

Os bispos receberam antes da reunião do Conselho Permanente a décima versão do texto que irá conduzir as reflexões da Campanha do ano que vem e poderão identificar ausências, sugerir acréscimos e indicações, até o dia 25 de junho. O passo seguinte, em julho, é a edição do texto e a posterior preparação dos subsídios da CF, como círculos bíblicos, encontros catequéticos, materiais para escolas e universidades, Jovens na CF, Famílias na CF, Via Sacra, celebrações, vigília e retiro. Uma novidade será o material de reflexão chamado “Fraternidade: economia de Francisco e Clara”, para favorecer uma reflexão da educação a partir da proposta do Papa Francisco para uma nova economia.

 

O texto-base está estruturado em três partes Escutar, Discernir e Propor.